Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Música e Ciência: estudo explica porque nunca esquecemos de algumas músicas

Entenda a relação entre melodias e memória

Placeholder - loading - Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Publicada em  

Se existe algo capaz de unir pessoas é a música! Existe uma magia na combinação de melodias com palavras ritmadas que aproxima o ser humano um do outro, e também capaz de permanecer na sua mente por uma vida inteira. Contudo, entender a razão por trás desse fenômeno pode ser um processo intrigante para alguns.

Já há muito, a Ciência tenta achar uma explicação para uma pergunta tão complexa e, com o tempo, algumas teorias ganharam força. Aqui, a Antena 1 reúne informações sobre música e memória e te conta porque nunca esquecemos músicas que nos marcam.

Imagem de conteúdo da notícia "Música e Ciência: estudo explica porque nunca esquecemos de algumas músicas" #1
Toque para aumentar

O surgimento da música é algo que abre margem para várias teorias, nas quais a Ciência tenta decodificar. Entretanto, uma que ganha força é de que a percepção da musicalidade nasce na mente baseada no processo de tonalidade com que mães interagem com seus bebês e, assim, abre os primeiros canais de memória.

“Várias análises indicaram que o cérebro dos bebês tem a capacidade de responder à melodia muito antes que a comunicação possa ser estabelecida por meio de palavras. A música, de alguma forma, nos ajuda a criar nosso primeiro vínculo social, que é com nossos pais. E isso será replicado em nossos outros laços sociais no futuro e, claro, com a música”, afirma Lucía Amoruso, psicóloga e pesquisadora da Universidade de Buenos Aires.

Já segundo Robert Zatorre, músico, psicólogo e fundador do Centro de Pesquisa do Cérebro, Música e Som, no Canadá, a primeira coisa que ocorre no cérebro quando ouvimos música é que nosso centro de prazer é ativado e libera dopamina e normalmente, as músicas que memorizamos ficam no lobo frontal, onde está localizada nossa "discoteca" mental.

Além do processo citado por Zatorre, existe a questão da repetição. “O que acontece quando gostamos muito de uma música? Nós a repetimos. E não apenas por um breve período. Por exemplo, uma música que nos marcou quando tínhamos 15 anos, podemos ouvi-la muitas vezes pelo resto de nossas vidas. Ela acaba gravada na nossa memória de forma excepcional”, alega.

Assim, a memória armazena a música e vice-versa . As maiores trilhas sonoras são as que marcam nossa vida e engrenam nossa memória.


Veja também:

NOVA YORK E A REINVENÇÃO DO JAZZ

TAYLOR SWIFT ANUNCIA 1989 (TAYLOR’S VERSION)


Escrito por Redação Antena 1

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. musica e ciencia estudo …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.