Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Nose Music Transforma Álbuns Lendários em Experiências Aromáticas

Entre os 10 frascos, estão incluídos álbuns de Prince, Stevie Wonder e Os Mutantes

Placeholder - loading - Imagem/distribuição
Imagem/distribuição

Publicada em  

A música evoca memórias, tem a capacidade de driblar o esquecimento e provoca estímulos que fogem muito à mera recepção da sonoridade. Ela nos transporta para lugares que podem envolver cheiros, cores e sabores. O nome dado a esse fenômeno é sinestesia, que cruza sensações diferentes a partir de um mesmo estímulo.

Inclusive, alguns artistas talentosos possuem a condição sinestésica de involuntariamente experienciarem várias sensações no processo de composição, enxergando imagens mentais e até mesmo sentindo o gosto da canção. Billie Eilish diz que isso inspira seu processo criativo – para ela, a música “Bad Guy” é amarela, vermelha, representada pelo número 7, morna como um forno e cheira a cookies.

A partir dessa noção, a rádio estadunidense Dublab, em parceria com a organização não lucrativa The Institute of Art And Olfaction e o coletivo de criadores e designers Big House, teve a ideia de transformar a essência de uma música em uma essência aromática. Dessa forma, lançaram o Nose Music, uma caixa que contém dez frascos de perfume inspirados em álbuns clássicos e inovadores.

Imagem de conteúdo da notícia "Nose Music Transforma Álbuns Lendários em Experiências Aromáticas" #1
Toque para aumentar

Os discos selecionados são diversos; vão desde Nina Simone a Os Mutantes (banda brasileira então formada por Rita Lee, Arnaldo Baptista e Sérgio Dias). São eles:

  • Wild is the Wind (Nina Simone)
  • The Velvet Underground & Nico (The Velvet Underground & Nico)
  • Os Mutantes (Os Mutantes)
  • World Galaxy (Alice Coltrane)
  • Another Green World (Brian Eno)
  • King Tubbys Meets Rockers Uptown (Augustus Pablo & King Tubby)
  • Upside Down (Fela Kuti)
  • Songs In The Key Of Life (Stevie Wonder)
  • Computer World (Kraftwerk)
  • Purple Rain (Prince)

A iniciativa é uma arrecadação de fundos para o Dublab e para as explorações futuras da IAO (The Institute of Art And Olfaction) nos campos do áudio e do olfato. O preço de cada caixa é de 200 dólares nos EUA (aproximadamente mil reais, na cotação atual), e vem com dez cards de artistas plásticos como Sara Gossett, a havaiana Kris Chau e o japonês Tokio Aoyama.



Veja também:

A MÚSICA DE MADONNA QUE INCENDIOU O MUNDO

ÔNIBUS LENDÁRIO DO WINGS DE PAUL MCCARTNEY VAI A LEILÃO



Imagem de conteúdo da notícia "Nose Music Transforma Álbuns Lendários em Experiências Aromáticas" #2
Toque para aumentar






Descontos especiais para distribuidores

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. nose music transforma albuns …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.