Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Número de mortos em ataque com míssil russo na Ucrânia sobe para 40

Placeholder - loading - Equipes de resgate trabalham em bloco de apartamentos atingido por ataque russo, em Dnipro 16/01/2023 REUTERS/Clodagh Kilcoyne
Equipes de resgate trabalham em bloco de apartamentos atingido por ataque russo, em Dnipro 16/01/2023 REUTERS/Clodagh Kilcoyne

Publicada em  

Por Herbert Villarraga e Tom Balmforth

DNIPRO/KIEV, Ucrânia (Reuters) - O número de mortos em um ataque com míssil russo na cidade ucraniana de Dnipro subiu para 40 nesta segunda-feira, com dezenas de desaparecidos, tornando-se o incidente civil mais letal da campanha de três meses de Moscou com disparo de mísseis em cidades distantes do front.

A ministra da Defesa da Alemanha, Christine Lambrecht, pediu demissão nesta segunda-feira após comentários sobre a guerra criticados como fora de tom, preparando o terreno para o que se espera ser uma das semanas mais importantes para delinear o apoio militar ocidental a Kiev.

Com aliados se reunindo na sexta-feira em uma base aérea dos EUA na Alemanha para discutir ajuda militar, Berlim está sob intensa pressão para permitir a exportação de seus tanques de batalha Leopard, que a Ucrânia espera que se tornem a espinha dorsal de uma nova força blindada.

Autoridades ucranianas reconheceram pouca esperança de encontrar mais alguém vivo nos escombros do ataque de sábado em Dnipro, mas o presidente Volodymyr Zelenskiy disse que o resgate na cidade ucraniana , na região central do país, continuará 'enquanto houver a menor chance de salvar vidas'.

'Dezenas de pessoas foram resgatadas dos escombros, incluindo seis crianças. Estamos lutando por cada pessoa!', declarou Zelenskiy em um discurso televisionado durante a noite.

Moscou nega alvejar intencionalmente civis em uma campanha de ataques aéreos desde outubro que tem causado queda de energia e água em cidades ucranianas, e diz que o incidente em Dnipro foi causado por defesas aéreas ucranianas.

Kiev afirma que não tem como derrubar o míssil antinavio que atingiu um prédio de apartamentos em Dnipro no sábado, durante a última saraivada de ataques da Rússia.

Pelo menos 40 pessoas foram mortas no ataque, com 30 ainda desaparecidas, disse a autoridade municipal Gennadiy Korban, acrescentando que 75 pessoas ficaram feridas, incluindo 14 crianças.

TANQUES

O governo alemão disse que o chanceler Olaf Scholz aceitou a demissão de Lambrecht e em breve nomearia um novo ministro da Defesa para substituí-la.

A saída ocorre apenas três dias antes da visita de seu colega dos EUA, o secretário de Defesa Lloyd Austin, e quatro dias antes de aliados se reunirem na base aérea de Ramstein, na Alemanha, para coordenar o apoio militar a Kiev.

Lambrecht foi criticada nos últimos dias depois de uma mensagem otimista de véspera de Ano Novo filmada em frente a fogos de artifício, na qual ela falou sobre as oportunidades que teve de conhecer 'pessoas interessantes e ótimas' como resultado da guerra na Ucrânia.

A previsão é de que a semana registre intensa diplomacia para garantir armas adicionais a Kiev, com foco na relutância da Alemanha até agora em fornecer tanques ou permitir que seus aliados os enviem.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. numero de mortos em ataque …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.