Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Oscar estabelece novos critérios de elegibilidade para 'Melhor Filme'

A partir de 2025, filmes precisam cumprir requisitos de tempo de exibição nos cinemas

Placeholder - loading - Oscar estabelece novos critérios de elegibilidade para 'Melhor Filme'.Divulgação
Oscar estabelece novos critérios de elegibilidade para 'Melhor Filme'.Divulgação

Publicada em  

O Conselho da Academia aprovou novos requisitos para que os filmes lançados em cinema se qualifiquem ao Oscar na categoria de 'Melhor Filme'. As regras, anunciadas na última semana, têm como objetivo ampliar os critérios de tempo de exibição e entrarão em vigor a partir da cerimônia de 2025.

Segundo as regras vigentes, um filme precisa ficar em cartaz para exibição pública em um cinema, por pelo menos uma semana, para ser elegível ao prêmio.

Troféus do Oscar.Divulgação
Toque para aumentar

Para concorrerem ao Oscar 2025, além da exibição durante sete dias (consecutivos ou não consecutivos), os filmes devem ter sido reproduzidos em pelo menos 10 dos 50 principais cinemas dos Estados Unidos, em um prazo de até 45 dias após o seu lançamento em 2024. Além disso, para filmes lançados no final do ano, entrando em cartaz após 10 de janeiro de 2025, os distribuidores devem enviar planos de projeção à Academia para verificação.

No caso de produções não estadunidenses, foram estabelecidos como critério 15 principais mercados internacionais de cinema, além do território nacional do filme. Nesse caso, longa-metragem precisará ser exibido em pelo menos 2 dos 10 maiores cinemas desses mercados internacionais (classificados pelos membros da Academia).

"Como fazemos todos os anos, revisamos e avaliamos nossos requisitos de elegibilidade para o Oscar", afirmaram o CEO e a presidente da Academia, Bill Kramer e Janet Yang, em um comunicado conjunto. "Em apoio à nossa missão de celebrar e honrar as artes e ciências da produção cinematográfica, esperamos que essa expansão da presença nos cinemas aumente a visibilidade dos filmes ao redor do mundo e incentive o público a experimentar nossa forma de arte. Com base em muitas conversas com parceiros da indústria, sentimos que essa evolução beneficia tanto os artistas quanto os amantes do cinema".

Vale ressaltar que a elegibilidade para outras categorias do Oscar não será afetada por esses novos requisitos.

Veja também:

TBT: HÁ 50 ANOS STEVIE WONDER FAZIA SUA ESTREIA PARA O MUNDO

ENTREVISTA EXCLUSIVA ANTENA 1: JASON MRAZ

Descontos especiais para distribuidores

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. oscar estabelece novos …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.