Antena 1 - Home

Padrões irregulares de sono podem aumentar risco de sobrepeso

  • 03/03/2017 16:00
Imagem: Padrões irregulares de sono podem aumentar risco de sobrepeso

Pesquisadores da Universidade de Glasgow, na Escócia, descobriram que padrões irregulares de sono podem aumentar o risco de sobrepeso entre aqueles que já são geneticamente predispostos à obesidade.

No estudo, pessoas que dormiam demais estavam com quatro quilos além do peso considerado normal e aqueles que dormiam menos pesavam quase dois a mais.

“No entanto, a influência das características adversas do sono sobre o peso corporal é muito menor naqueles com baixo risco de obesidade genética – essas pessoas parecem ser capazes de ‘escapar’ dos maus hábitos de sono, de certa forma”, ressaltou Jason Gil, médico do Instituto de Ciências Médicas e Cardiovasculares, no Reino Unido.

O efeito negativo foi observado independente da dieta ou de fatores sociodemográficos dos participantes, segundo a equipe de pesquisa. Pessoas com alto risco genético à obesidade precisam tomar mais cuidado com fatores de estilo de vida para manter um peso saudável. Os dados sugerem que o sono é mais um fator a ser considerado.

O estudo, publicado no American Journal of Clinical Nutrition, é o primeiro a examinar as interações de hábitos de sono e genes com obesidade.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!