Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Países do G7 chegam a acordo para abandonar carvão até 2035, mas com ressalva

Placeholder - loading - Maior usina elétrica movida a carvão da Europa em Rogowiec, Polônia  22/11/2023   REUTERS/Kacper Pempel
Maior usina elétrica movida a carvão da Europa em Rogowiec, Polônia 22/11/2023 REUTERS/Kacper Pempel

Publicada em  

Por Francesca Landini

TURIM (Reuters) - Os ministros de Energia dos países do G7 concordaram nesta terça-feira em eliminar o uso de carvão na geração de energia 'durante a primeira metade da década de 2030', de acordo com um comunicado oficial.

No entanto, em uma ressalva, a declaração incluiu um objetivo alternativo de eliminar gradualmente as usinas de energia movidas a carvão 'em um cronograma consistente com a manutenção de um limite do aumento de temperatura a 1,5°C dentro do alcance, de acordo com as trajetórias de zero líquido dos países'.

A ressalva foi incluída na redação final do comunicado para dar margem de manobra à Alemanha e ao Japão, cujas usinas a carvão produzem mais de 25% de sua eletricidade total, disseram fontes diplomáticas à Reuters.

A Alemanha incluiu em sua legislação uma meta final para fechar as usinas a carvão até 2038, no máximo, enquanto o Japão não definiu uma data.

O acordo sobre o carvão marca um passo significativo na direção indicada no ano passado pela COP28 para eliminar gradualmente os combustíveis fósseis, dos quais o carvão é o mais poluente.

O grupo -- formado por Itália, Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha, Canadá e Japão -- também disse que reconhece que a redução das receitas de energia russas é essencial para apoiar a Ucrânia e prometeu trabalhar na transição a fim de deixar de importar gás russo.

Os países, no entanto, não concordaram com nenhuma posição comum sobre possíveis sanções ao gás natural liquefeito russo.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. paises do g7 chegam a acordo …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.