Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Papa Francisco, com aparência saudável, inicia programação agitada para Páscoa

Placeholder - loading - Papa Francisco no Vaticano  28/3/2024   REUTERS/Guglielmo Mangiapane
Papa Francisco no Vaticano 28/3/2024 REUTERS/Guglielmo Mangiapane

Publicada em  

Por Philip Pullella

CIDADE DO VATICANO (Reuters) - O papa Francisco parecia bem ao iniciar nesta quinta-feira quatro dias intensos de eventos até a Páscoa e renovou seu próprio voto de ordenação no dia em que a Igreja Católica Romana marca a fundação do sacerdócio por Jesus na noite anterior à crucificação.

Francisco, que recentemente reduziu seus compromissos com discursos devido à fadiga relacionada a crises de bronquite e gripe, leu uma longa homilia durante a 'Missa do Crisma' da Quinta-feira Santa na Basílica de São Pedro.

Francisco pediu aos sacerdotes que fossem compassivos, admitissem quando 'se desviassem do caminho da santidade' e evitassem duplicidade, desonestidade e hipocrisia.

Durante a missa, o papa de 87 anos renovou seus votos junto com milhares de sacerdotes na basílica e abençoou os óleos que serão usados nos sacramentos da Igreja.

A Quinta-feira Santa celebra o dia da Última Ceia de Jesus com seus apóstolos na noite anterior à sua morte.

Ainda nesta quinta-feira, Francisco presidiria um ritual tradicional de lava pés na seção feminina de uma prisão de Roma.

Francisco é o primeiro papa a realizar a cerimônia de lava pés fora das igrejas, geralmente em prisões, lares de idosos ou hospícios, dando continuidade a uma prática que ele iniciou quando era arcebispo de Buenos Aires.

Ele também é o primeiro papa a incluir mulheres e não cristãos no evento. A cerimônia ecoa o gesto de humildade de Jesus para com seus apóstolos na noite anterior à sua morte.

Na Sexta-feira Santa, o dia em que os cristãos marcam a crucificação de Jesus, Francisco vai comandar a missa da 'Paixão do Senhor' na Basílica de São Pedro e depois participar da tradicional procissão noturna da Via Crucis no Coliseu de Roma.

Ele presidirá uma cerimônia de Vigília Pascal no sábado e, no domingo, lerá sua mensagem e bênção 'Urbi et Orbi' (para a cidade e o mundo) duas vezes por ano da sacada central de São Pedro para dezenas de milhares de pessoas na praça.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. papa francisco com aparencia …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.