Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Hamas divulga novo vídeo de reféns; Netanyahu condena 'propaganda cruel'

Placeholder - loading - Premiê de Israel Benjamin Netanyahu em Tel Aviv  28/10/2023    ABIR SULTAN/Pool via REUTERS
Premiê de Israel Benjamin Netanyahu em Tel Aviv 28/10/2023 ABIR SULTAN/Pool via REUTERS

Publicada em  

Atualizada em  

JERUSALÉM (Reuters) - O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, condenou como 'propaganda psicológica cruel' um vídeo divulgado nesta segunda-feira pelo Hamas que mostra três dos reféns capturados pelo movimento islâmico em 7 de outubro.

O vídeo mostra três mulheres -- identificadas por Netanyahu como Yelena Trupanob, Danielle Aloni e Rimon Kirsht -- sentadas lado a lado contra uma parede, com Aloni dirigindo uma mensagem furiosa ao primeiro-ministro.

Acusando Netanyahu de não proteger os cidadãos israelenses durante o ataque mortal do Hamas e de não conseguir levá-los de volta para casa, ela pediu um acordo para garantir a libertação de reféns em troca de prisioneiros palestinos.

'Você deveria ter libertado todos nós. Vocês se comprometeram a libertar todos nós. Mas, em vez disso, estamos carregando seu fracasso político, de segurança, militar e diplomático', disse ela.

Em uma declaração, Netanyahu repetiu a promessa de fazer todos os esforços para trazer os reféns de volta para casa.

'Sequestrados pelo Hamas, que está cometendo crimes de guerra, eu os abraço. Nossos corações estão com vocês e com os outros prisioneiros. Estamos fazendo de tudo para trazer para casa todos os prisioneiros e os desaparecidos', disse.

O vídeo curto é a segunda mensagem de reféns divulgada pelo Hamas, depois de um vídeo anterior da franco-israelense Mia Schem, de 21 anos, que foi divulgado em 17 de outubro.

De acordo com as autoridades israelenses, pelo menos 239 reféns, israelenses e estrangeiros, foram levados por homens armados do Hamas durante o ataque a Israel, no qual ao menos 1.400 pessoas foram mortas.

A presença dos reféns em Gaza complicou a operação terrestre no enclave iniciada pelas forças israelenses na semana passada, após uma intensa campanha de ataques aéreos que, segundo as autoridades palestinas, matou mais de 8.000 pessoas.

Até o momento, quatro reféns foram libertados, mas os esforços para garantir outras libertações por meio de canais de apoio coordenados pelo Catar parecem ter sido suspensos após o início da operação terrestre.

(Reportagem de Maayan Lubell e James Mackenzie)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. premie de israel condena …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.