Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Pró-Sangue lança campanha para manter banco de sangue ativo

Doar sangue é rápido, simples, seguro e salva vidas!

Placeholder - loading - Divulgação/Antena 1
Divulgação/Antena 1

Publicada em  

“Tá no Ar. Bora Doar!” O projeto Pró-Sangue da Fundação Pró-Sangue Hemocentro de São Paulo se tornou um dos cinco maiores bancos de sangue da América Latina, além de ser referência para a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS).

Com uma necessidade de mobilizar doze mil candidatos a cada mês, a organização luta para continuar salvando vidas. A busca pelos tipos sanguíneos O, positivo e negativo, é maior porque são universais, ou seja, podem ser recebidos por pessoas com todos os tipos sanguíneos.

Para manter um banco de sangue estável, um país precisa ter pelo menos de 3% à 5% de doadores, em relação ao total da população, segundo a OMS. Entretanto, no Brasil esse percentual é de 1,9%, de acordo com o Ministério da Saúde.

A Fundação Pró-Sangue Hemocentro de São Paulo executa um serviço essencial para pessoas que esperam por uma transfusão: tem a função de coletar e processar aproximadamente cem mil bolsas de sangue e destiná-las à mais de oitenta entidades públicas de saúde, entre elas o Hospital das Clínicas, Instituto do Coração, Instituto do Câncer de São Paulo e o Hospital Dante Pazzanese.

Para ser um doador e ajudar a salvar vidas, o processo é simples, com duração de menos de uma hora e sem riscos. Pessoas entre 16 e 69 anos podem ser doadores e precisam estar em boas condições de saúde.

Há apenas alguns impedimentos temporários e definitivos dentro dessa ação, entre eles: não ter ingerido álcool antes da doação; pessoas grávidas; doentes de gripe, Covid-19, Febre Amarela e Hepatite após os 11 anos de idade. Voluntários com procedimentos como tatuagem, maquiagem definitiva e micro pigmentação (sobrancelhas, lábios, etc.) tem que aguardar 12 meses para poder doar; acupuntura, dependendo do material, esperar até 12 meses. Viagens ao exterior impedem a doação por 30 dias após o retorno.

Segundo o Ministério da Saúde, “uma única doação pode salvar até quatro vidas”. Entretanto, o consumo do sangue é diário e contínuo, já que ele é utilizado em diversas situações. Por isso, é preciso que se estabeleça uma cultura de doação regular.

A Fundação Pró-Sangue é ligada a Secretaria da Saúde do Governo do Estado de São Paulo e ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Com essa parceria acadêmica e técnica-científica, ela se destaca nas áreas de medicina transfusional e terapia celular.

Atualmente, a instituição conta com um corpo de pesquisadores, doutores e mestres, que trabalham incessantemente desenvolvendo projetos de pesquisas e em novas descobertas para a área médica.

A Fundação Pró-Sangue possui 6 unidades de coleta:

  • Posto Clínicas (dentro do Hospital das Clínicas, perto da Av. Paulista e da Av. Rebouças): de segunda a sexta, das 8h às 17h30; Sábado, das 8 às 16h00;

  • Posto Dante Pazzanese (localizado no Instituto de Cardiologia Dante Pazzanese, perto do Parque do Ibirapuera): de segunda a sexta, das 8h às 16h30;

  • Posto Mandaqui (na entrada do Hospital do Mandaqui, zona Norte): de segunda a sexta, das 8h às 16h30;

  • Posto Regional de Osasco (no Hospital Regional de Osasco): de segunda a sexta, das 8h às 16h30; Sábado, das 8h às 16h00;

  • Posto Barueri (no Hospital Dr. Francisco Moran): de segunda a sexta, das 8h às 16h00;

  • Posto Stella Maris (em Guarulhos): de segunda a sexta, das 8h às 16h00;

Escrito por Redação Antena 1

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. pro sangue lanca campanha …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.