Projeto de Intervenção Urbana do Jockey Club SP está em estudo, diz prefeitura
Hipódromo pode se tornar parque público se Revisão do Plano Diretor for sancionada
Publicada em
Desde novembro do ano passado, quando apresentaram o PL 639/2022, os vereadores Rodrigo Goulart e Milton Leite defendem que o Jockey Club de São Paulo seja transformado em um parque público para cumprir sua função social de forma efetiva.
Com a aprovação definitiva da Revisão do Plano Diretor pela Câmara Municipal de São Paulo na última segunda-feira (26), é possível que o projeto se torne realidade caso o documento seja sancionado pelo Prefeito Ricardo Nunes.
Após conversar com os vereadores que propuseram o projeto, a Antena 1 entrou em contato com a Prefeitura de São Paulo para saber mais sobre os desdobramentos da iniciativa.
Em nota, o órgão reconheceu que o imóvel “possui uma dívida judicializada com o município” e faz parte de uma Zona de Ocupação Especial (ZOE). Dessa forma, precisa receber um Projeto de Intervenção Urbana para ser efetivamente reapropriado.
De acordo com a Gestão Urbana da prefeitura de São Paulo, os Projetos de Intervenção Urbana são estudos técnicos que buscam promover a reestruturação urbana em áreas subutilizadas e com potencial de transformação na cidade de São Paulo. As propostas seguem as diretrizes do Plano Diretor em prol do interesse social. O instrumento existe desde 2016, após a implementação do Decreto 56.901.
Plano Diretor Estratégico
Na última segunda-feira (26), a Câmara Municipal aprovou a Revisão do PD que estava em tramitação desde março deste ano. Além de incentivar a verticalização da cidade em pontos de fluxo de transporte, o documento também prevê a criação de 18 novos parques, incluindo um no Jockey Club. Para entrar em atividade, o Plano Diretor precisa ser sancionado pelo prefeito Ricardo Nunes.
Sobre a transformação do hipódromo, a prefeitura afirmou que o PIU começou a ser elaborado ainda no final de 2019, ano em que suas diretrizes foram levadas à consulta pública. Nos anos seguintes, a cidade “iniciou o desenvolvimento dos elementos necessários para elaboração do projeto com nova consulta pública”. Confira a linha do tempo:
De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, o objetivo da desapropriação é aproveitar o espaço para abrigar novas atividades além do turfe, integrando a área à cidade e tornando-a acessível a toda população.
Apesar dos objetivos definidos, a Prefeitura não estabeleceu um prazo para a decisão. “Atualmente, o PIU Jockey encontra-se em estudo. Ainda que esteja em andamento, a definição do local para implantação de um parque apenas será determinada após a sanção do Plano Diretor pelo Prefeito, cuja redação aprovada no âmbito do Legislativo está em análise pela equipe técnica da Prefeitura”.
Escrito por Hadass Leventhal
SALA DE BATE PAPO