Queen: relembre o repertório da banda após a morte de Freddie Mercury
Uma das bandas mais lendárias do mundo, com mais de 50 anos de história, ainda é sucesso na indústria musical
Publicada em
É indiscutível que a banda britânica de rock Queen é um dos símbolos musicais mais históricos e aclamados do mundo. No início da década de 90, com a perda de seu líder, o mundo inteiro lamentou a sua morte, e assim Roger Taylor e Brian May seguiram com seus projetos solo.
No entanto, é nítido o quanto esse grupo musical ainda marca presença nas principais paradas musicais e playlists. Vale lembrar que assim que Mercury chegou para formar o grupo, a banda decolou, recrutando posteriormente o baixista John Deacon. Assim mudando o nome para Queen.
Há muito o que ovacionar e relembrar de todo o trabalho e destaque que Freddie proporcionou ao grupo.
Relembre uma das performances mais lendários do artista:
Nos palcos, Mercury tinha um estilo completamente singular, se destacando dos demais cantores daquele período. Um dos críticos da época pontuou: "um artista que quer provocar, chocar e, finalmente, encantar seu público com várias versões extravagantes de si mesmo".
As demonstrações do cantor eram extremamente teatrais, com um teor emocional que transcendia os limites do palco. Não era apenas só sobre saber como cativar o público, Freddie conseguia tocar cada uma das pessoas da plateia com sua voz, como se cada uma estivesse em um show particular com o astro.
"De todos os artistas de rock mais teatrais, Freddie foi mais longe do que o resto... ele levou ao limite. E, claro, sempre admirei um homem que usa meia-calça. Eu só o vi em um show uma vez e, como dizem, ele era definitivamente um homem que poderia segurar uma plateia na palma da mão", afirmou David Bowie.
Foi uma das mais populares bandas inglesas dos anos 1970 e 1980, sendo precursora do rock, tal como hoje o conhecemos, com magníficas produções dos seus concertos e videoclipes das suas canções. Mesmo nunca tendo sido levada a sério pelos críticos da sua época, que consideravam a sua música "comercial" (a crítica de hoje considera os Queen como uma das melhores bandas de rock de todos os tempos), a banda tornou-se uma das mais famosas entre o público, graças à sua mistura única entre as complexas e elaboradas apresentações ao vivo e o dinamismo e carisma da sua estrela maior, o vocalista Freddie Mercury.
O início da banda remonta a 1967, quando Brian May, Tim Staffell e Roger Taylor formaram o trio Smile, no Imperial College em Londres, onde todos estudavam. Após a saída do baixista e vocalista do grupo, Tim Staffell, na Primavera de 1970, May e Taylor foram apresentados por Staffell a Farrokh Bulsara em Abril do mesmo ano, o qual viria a ser o vocalista da nova banda com o nome artístico Freddie Mercury, batizando a banda com o nome Queen. Em 1971, John Deacon completou a formação dos Queen como baixista.
No final dos anos 1980, Mercury contraiu AIDS, porém isso só foi a público no final do ano de 1991. Quando ele anunciou a doença, Freddie já havia sofrido complicações e o mundo inteiro lamentou a sua morte.
Depois dessa perda, o grupo ficou sem um líder e seu vocalista, mas os outros integrantes Roger Taylor e Brian May continuaram ativos em suas carreiras solo.
Como por exemplo, no ano passado, Roger lançou seu primeiro álbum solo, intitulado “Fun In Space”. . “Sabe, é muito difícil sentar e olhar para si mesmo em perspectiva, acho muito difícil me julgar, eu acho”, disse Taylor via Zoom da Inglaterra.
"Talvez eu seja mais velho, mais sábio. Na verdade, acho que estou apenas em crescimento, que toda a atmosfera do álbum é mais adulta do que talvez eu tenha sido antes, talvez um pouco mais sofisticado. E vamos encarar, eu sou muito mais velho e talvez um pouco mais sábio, embora eu espere que parte disso seja bem irresponsável e rock n ‘roll.“ Tudo isso fica evidente em Outsider.
O conjunto de 12 canções é um resultado direto da pandemia, nascida quando Taylor e sua esposa foram "trancados" à beira-mar na Cornualha, uma visita planejada de três dias que se transformaram em quatro meses de quarentena. A situação gerou uma canção chamada, apropriadamente, "Isolation", e em pouco tempo Taylor corria e compilava o material que ele levou de volta para seu estúdio caseiro em Surrey.
Apesar de tudo isso, no ano de 2002, Queen chegou a receber uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood, proporcionando uma redescoberta da banda, com uma nova geração de fãs começando a ouvir os hits lendários.
Posteriormente, em 2012, o Queen ganhou uma força ainda mais forte quando o grupo se reuniu com Adam Lambert, trazendo um estilo próprio para a banda. Assim, logo na sequência, começaram uma tour juntos, intitulada de Queen + Adam Lambert.
Por ser uma figura marcante na indústria fonográfica desde os anos 70, o Queen provou definitivamente que possui a força e a capacidade de se adaptar, sem nenhuma possibilidade de cair no esquecimento do público.
Veja também:
SALA DE BATE PAPO