Antena 1 - Home

Recusa dos Estados Unidos ao Acordo de Paris pode elevar a temperatura em 0,3°C

  • 05/06/2017 17:00
Imagem: Recusa dos Estados Unidos ao Acordo de Paris pode elevar a temperatura em 0,3°C

A saída dos Estados Unidos do Acordo de Paris poderá provocar um aumento de até 0,3 graus centígrados no aquecimento global até o final do século em comparação com os níveis pré-industriais. A informação foi dada por um especialista da Organização Mundial da Meteorologia (OMM).

“Não criamos novos modelos, mas as indicações são que (o impacto no aquecimento global) poderia ter no pior cenário um aumento de 0,3 graus centígrados”, apontou em coletiva de imprensa o diretor do Departamento de Pesquisa Atmosférica e Meio ambiental da OMM, Deon Terblanche.

O especialista explicou que inclusive uma redução nas emissões “não levará a uma diminuição da concentração de gases de efeito estufa na atmosfera, porque isto tem um efeito acumulativo e o CO2 permanece na atmosfera durante centenas de anos”.

“A temperatura seguirá aumentando em qualquer caso, de modo que teríamos 0,3 graus adicionais no aquecimento devido à retirada dos EUA”, indicou.

Com a recusa dos EUA ao principal instrumento mundial de luta contra o aquecimento global, serão precisos pelo menos três anos para entender e quantificar o impacto exato desta ação, disse.

No acordo, adotado por 195 países em Paris em 2015 e que hoje já está em vigor com a ratificação de 147 estados, incluído os EUA, Washington se comprometia a reduzir para 2025 as emissões de gases de efeito estufa entre 26 por cento e 28 por cento com relação aos níveis de 2005.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!