Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Reino Unido estabelece novas medidas comerciais para restaurar governo da Irlanda do Norte

Placeholder - loading - Ministro para a Irlanda do Norte, Chris Heaton-Harris 05/12/2023 REUTERS/Hollie Adams
Ministro para a Irlanda do Norte, Chris Heaton-Harris 05/12/2023 REUTERS/Hollie Adams

Publicada em  

Por Elizabeth Piper e Sarah Young

LONDRES (Reuters) - O Reino Unido revelou um pacote de medidas comerciais pós-Brexit nesta quarta-feira para fortalecer o lugar da Irlanda do Norte no Reino Unido, uma medida bem recebida pelos políticos locais que agora devem restaurar um governo de compartilhamento de poder.

Após quase dois anos de vácuo de poder na Irlanda do Norte, o governo regional pode estar a poucos dias de retornar, restaurando uma parte fundamental de um acordo de paz de 1998 que pôs fim a décadas de violência sectária na região.

Ao apresentar as medidas ao Parlamento, o ministro para a Irlanda do Norte, Chris Heaton-Harris, descreveu o pacote como um 'acordo abrangente' para todas as partes, a fim de resolver as preocupações dos sindicalistas da Irlanda do Norte com relação ao acordo pós-Brexit.

'O resultado... é um acordo que, considerado como um todo, é o certo para a Irlanda do Norte e para a União', disse Heaton-Harris ao Parlamento.

'Com esse pacote, chegou a hora de os representantes eleitos na Irlanda do Norte se unirem para encerrar os dois anos de impasse e começar a trabalhar novamente no interesse das pessoas que os elegeram.'

Heaton-Harris disse que o Parlamento debateria para aprovar as novas medidas propostas na quinta-feira.

O passo mais importante para retomar o governo de compartilhamento de poder em Stormont foi atrair o Partido Unionista Democrático (DUP), o maior partido pró-britânico da região.

O DUP argumentava que o acordo do Brexit de Londres com a União Europeia prejudicou o lugar da Irlanda do Norte no Reino Unido ao exigir verificações de alguns produtos provenientes do Reino Unido, uma medida que, segundo o DUP, criou uma fronteira no Mar da Irlanda.

Ao dizer que introduziria uma legislação para 'fortalecer o lugar político e constitucional da Irlanda do Norte na União', juntamente com um pacote financeiro de 3,3 bilhões de libras, o governo britânico conquistou o apoio da maior parte do DUP.

Na madrugada de terça-feira, o DUP disse que havia endossado as propostas depois de o partido ter passado meses esperando por um acordo melhor do governo de Londres.

'Acredito que esse pacote de medidas em conjunto protegerá nosso lugar na União, restaurará nosso lugar no Reino Unido e em seu mercado interno e fará com que Stormont volte a funcionar para o povo da Irlanda do Norte', disse Jeffrey Donaldson, líder do DUP, à BBC Radio Ulster.

'A fronteira no Mar da Irlanda foi removida.'

Mas houve quem achasse que as novas medidas não foram longe o suficiente. Sammy Wilson, um parlamentar do DUP, disse que ainda haveria 'postos de fronteira com agentes da UE' na Irlanda do Norte.

'Esse é o resultado desse governo covarde, fraco e traidor do Brexit que se recusa a enfrentar a UE e sua interferência na Irlanda do Norte', disse ele ao Parlamento.

Essas opiniões parecem improváveis de inviabilizar a restauração do governo de compartilhamento de poder, que o DUP diz que pode ocorrer depois que a legislação for aprovada.

A restauração do governo regional é uma parte fundamental do Acordo da Sexta-Feira Santa de 1998, que pôs fim a três décadas de violência entre os nacionalistas irlandeses, que querem uma Irlanda unida, e os unionistas, que apoiam o domínio britânico.

As medidas propostas incluem a eliminação de qualquer controle físico quando as mercadorias circulam dentro do chamado sistema de mercado interno do Reino Unido e que mais de 80% de todos os movimentos de carga da Grã-Bretanha para a Irlanda do Norte seriam tratados como 'sem risco'.

(Reportagem de Sarah Young e Elizabeth Piper, reportagem adicional de Conor Humphries em Dublin, Alistair Smout e Andrew MacAskill em Londres)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. reino unido estabelece novas …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.