Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Rússia não vê chance de Suíça liderar negociação de paz na Ucrânia, diz enviado

Placeholder - loading - O embaixador russo nas Nações Unidas, Gennady Gatilov, participa de briefing em Genebra, Suíça 26/03/2024 REUTERS/Denis Balibouse
O embaixador russo nas Nações Unidas, Gennady Gatilov, participa de briefing em Genebra, Suíça 26/03/2024 REUTERS/Denis Balibouse

Publicada em  

Por Gabrielle Tétrault-Farber

GENEBRA (Reuters) - A Rússia não considera haver qualquer chance de a Suíça liderar tentativas para firmar um acordo de paz na Ucrânia, disse um diplomata sênior russo nesta terça-feira, após Berna afirmar que planeja organizar uma conferência de paz de alto escalão sobre a Ucrânia nos próximos meses.

Autoridades suíças disseram que a Rússia provavelmente não participará, pelo menos no começo das negociações.

'Neste momento, não vemos nenhuma possibilidade de a Suíça assumir a liderança e organizar alguma coisa', disse Gennady Gatilov, representante permanente da Rússia na ONU em Genebra.

A Rússia, que lançou uma invasão contra a Ucrânia dois anos atrás, disse que a iniciativa suíça está fadada ao fracasso sem a participação de Moscou.

Gatilov afirmou que, embora Moscou não seja contra negociações para encerrar a guerra, não participará de conversas na Suíça, país que abdicou de sua neutralidade com a sua posição no conflito.

A Suíça adotou as sanções da União Europeia contra a Rússia devido à invasão e congelou cerca de 7,7 bilhões de francos suíços (equivalente a 8,53 bilhões de dólares) em ativos financeiros que pertencem a russos, o que Gatilov descreveu como 'dinheiro roubado'.

(Reportagem de Gabrielle Tétrault-Farber)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. russia nao ve chance de suica …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.