Antena 1 - Home

Saiba se você tem escovado os dentes da maneira correta

  • 26/07/2017 16:00
Imagem: Saiba se você tem escovado os dentes da maneira correta

Sempre nos foi falado sobre a importância de escovar os dentes todos os dias. E não apenas uma, mas algumas vezes. Isso para evitar cáries e o mau hálito. Mas para que a escovação seja eficaz, há algumas regras básicas a serem seguidas.

Na hora de escolher uma escova de dentes, o primeiro ponto a observar é a rigidez das cerdas. Diferente do que se pode pensar a princípio, a realidade é que quanto mais macias elas são, melhor. As médias e duras passam a impressão de serem mais eficientes na limpeza, mas é justamente o contrário: junto com força com que escovamos, elas podem desgastar o esmalte do dente, trazendo problemas piores.

Outros aspectos importantes em uma escova são o cabo e o tamanho da cabeça. Escolha sempre os mais leves, com pegadas firmes e com cabeças menores e flexíveis. Estes são os fatores que permitem que a limpeza chegue aos dentes molares, que ficam lá no fundo da boca.

A escovação deve ser feita sem pressa e agressividade. Somada às cerdas duras, uma limpeza agressiva pode desgastar o esmalte dos dentes, causando hipersensibilidade dentinária.

Pouco importa por qual dente começar a escovação: isso vai de pessoa para pessoa. Mas um detalhe que faz toda a diferença é o tempo. Uma escovação completa que dure pelo menos 2 minutos é o indicado por especialistas – isso sem contar o tempo passando o fio dental. Ele é também importante e precisa ser usado com frequência para manter a saúde bucal em dia.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!