São Paulo libera uso de máscaras em locais abertos a partir desta quarta-feira
Publicada em
Atualizada em
Por Eduardo Simões
SÃO PAULO (Reuters) - O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), assinou decreto que desobriga o uso de máscara em locais abertos em todo o Estado já a partir desta quarta-feira e, ao anunciar a medida, retirou a máscara que usava durante entrevista coletiva na área externa do Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista.
Doria esclareceu, ao mesmo tempo, que o uso da proteção facial permanecerá obrigatório em locais fechados e no transporte público em todo o Estado.
'O uso de máscara ainda será obrigatório apenas em locais fechados, como salas de aula, transporte público, escritórios de trabalho, cinemas, teatros e correlatos', disse Doria, que disse que a decisão pôde ser tomada graças ao avanço da vacinação contra Covid-19 no Estado.
'Todos os índices de contaminação, de internação e felizmente de óbitos em queda, e todos os índices de vacinação em alta', afirmou.
Doria disse ainda que dentro de duas semanas o comitê científico que assessora o governo paulista avaliará se desobriga completamente o uso de máscara no Estado, incluindo em locais fechados, a depender dos indicadores da pandemia.
O Estado de São Paulo adotou a obrigatoriedade do uso de máscara em maio de 2020 diante do avanço da pandemia de Covid-19, que já matou mais de 650 mil pessoas no Brasil, sendo mais de 165 mil no Estado de São Paulo.
'Evidentemente, pessoas que desejarem fazê-lo (continuar a usar a máscara) poderão fazê-lo como uma medida protetiva e uma decisão individual, mas não mais como obrigatoriedade, não mais uma determinação legal do governo do Estado de São Paulo', disse Doria.
Também presente na coletiva, o secretário de Saúde do Estado, Jean Gorinchteyn, disse que o número de casos de Covid em São Paulo caiu 54% nos últimos 30 dias, ao passo que no mesmo período as internações causadas pela doença tiveram queda de 76,6% e as mortes por Covid foram reduzidas em 56%.
'É desta forma, com segurança, que vamos continuar protegendo a vida, mas nós precisamos que as pessoas continuem se vacinando', disse.
Nesta semana, a prefeitura do Rio de Janeiro anunciou o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras em todos os ambientes, inclusive em locais fechados, e disse que deve acabar até o fim do mês com a exigência do passaporte de vacinação da Covid-19.
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO