Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Segundo novo estudo, vírus zika chegou ao Brasil pelo Haiti

Um rastreamento foi feito através de todas as sequências genéticas do vírus.

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Segundo novo estudo, vírus zika chegou ao Brasil pelo Haiti"

Publicada em  

Um estudo recente divulgado pela Fiocruz em Pernambuco revelou o zika chegou ao Brasil proveniente do Haiti. Segundo o instituto, militares brasileiros que participaram da Missão de Paz e imigrantes podem ter trazido o vírus.

O que os pesquisadores já sabiam era que o vírus zika tinha saído da Polinésia Francesa, que registrou um surto da doença em 2013, porém a rota percorrida por ele ainda era desconhecida.

Até então, a suspeita era de que ele teria entrado no Brasil durante a Copa do Mundo de 2014 ou durante um campeonato de canoagem que aconteceu no Rio de Janeiro em agosto daquele mesmo ano. Mas estes estudos tinham base em especulações, não em dados concretos, salienta o pesquisador Lindomar Pena, um dos autores do trabalho.

O rastreamento foi feito através de todas as sequências genéticas do vírus presentes no mundo. Segundo o estudo, da Polinésia, ele foi levado para a Oceania e para a Ilha de Páscoa, até chegar à América Central e ao Caribe. Do Haiti, o zika entrou no País, inicialmente no Nordeste, mas também em outras regiões.

Segundo Pena, o estudo revelou também que os vírus da dengue 1, 3 e 4 e o vírus chikungunya fizeram o mesmo caminho do Sudoeste da Ásia até aqui. O resultado comprova que a América Central e o Caribe são importantes rotas de entrada de arbovírus na América do Sul.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. segundo novo estudo virus …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.