Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Setor agrícola do Brasil monitora massa polar, tempo chuvoso pode evitar geadas

Placeholder - loading - Plantação de café afetada por geada em Varginha (MG) 30/07/2021 REUTERS/Roosevelt Cassio
Plantação de café afetada por geada em Varginha (MG) 30/07/2021 REUTERS/Roosevelt Cassio

Publicada em  

Atualizada em  

Por Roberto Samora

SÃO PAULO (Reuters) - O setor agrícola do Brasil, especialmente produtores de milho, café e cana-de-açúcar, monitora uma massa de ar polar que deve avançar pela América do Sul na próxima semana, e a expectativa por ora é que o tempo chuvoso possa barrar eventuais geadas prejudiciais às lavouras, avaliou nesta quarta-feira a Rural Clima.

Segundo o agrometeorologista Marco Antônio dos Santos, a massa de ar polar vai trazer temperaturas bem próximas de zero em algumas áreas, mas as principais regiões produtoras de milho, café e cana seriam poupadas de geadas, caso a frente fria estacionada ao Sul barre o fenômeno congelante.

Esta é a expectativa neste momento, e será preciso acompanhar a atualização dos modelos climáticos para a confirmação da previsão menos preocupante.

'Vai fazer muito frio, em regiões serranas de Santa Catarina pode ter chuva congelada e neve. No entanto, o fato de ter uma frente fria estacionada sobre a região Sul, isso vai impedir que a massa de ar polar gigantesca avance (para as principais regiões produtoras)', disse Santos.

O tempo chuvoso costuma afastar a ocorrência de geadas.

As temperaturas mais baixas no Paraná, segundo produtor de milho do Brasil, deverão ser registradas entre os dias 17 e 19 de junho, com mínimas próximas de 2 graus Celsius no sul do Estado, segundo dados do terminal Eikon, da Refinitiv.

No Sul de Minas Gerais, principal região cafeeira do Brasil, mínimas próximas de 5 graus são esperadas entre os dias 19 e 20 - temperaturas essas acima do necessário para gear. Algo semelhante deve ocorrer no sul de Mato Grosso do Sul - o Estado é importante produtor de cana e milho.

A expectativa para este ano, neste momento, é de uma safra recorde de milho, assim com uma forte recuperação também na cana, e um crescimento na produção de café - eventuais geadas no parque cafeeiro poderiam impactar mais a safra do ano que vem.

Entretanto, segundo Santos, se o centro de alta pressão se desloca e consegue avançar para importantes áreas produtoras, geadas fortes poderiam ocorrer.

Segundo ele, na hipótese - por ora improvável - de isso ocorrer, o Brasil teria uma geada semelhante à registrada em 2021, quando lavouras de milho, café e cana foram severamente atingidas, gerando perdas aos produtores.

'Por enquanto não tem risco de geada a semana que vem... mas não tem por conta da frente fria (chuvas)', afirmou.

Nos próximos dias, a situação da frente fria estacionada no Sul vai ser monitorada.

'Se essa frente se deslocar mais rápido do que os modelos estão indicando, a massa de ar polar pode avançar e entrar no Brasil', gerando geadas, continuou o agrometeorologista.

'O risco para ter geada é mínimo, por conta da frente fria, mas tem que observar.'

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. setor agricola do brasil …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.