Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

#TBT: em 1979, Blondie chegou ao topo da parada britânica 'Heart of Glass'

Mais tarde, o grupo lideraria novamente com "Call Me", "The Tide Is High" e "Rapture"

Placeholder - loading - Debbie Harry. Foto: Getty Images
Debbie Harry. Foto: Getty Images

Publicada em  

Para o nosso TBT de hoje, vamos relembrar o single de uma banda muito especial e marcante dos anos 70. Surfando na onda do “New Wave”, o grupo Blondie surgiu para realmente dar uma nova cara ao rock.

Banda Blondie
Toque para aumentar

Nesta semana, mas no ano de 1979, o grupo atingiu o topo das paradas de sucesso do Reino Unido com um dos singles mais famosos da sua carreira, chamado 'Heart of Glass'. Já nos Estados Unidos, o hit alcançou o topo um ano antes, em 1978, e agitou as danceterias daquela época.

Uma curiosidade para os fãs de Blondie aqui do Brasil é que a faixa teve de fato um sucesso no mundo todo e, principalmente, em solo brasileiro. A música foi a 50ª música mais tocada nas rádios nacionais em 1979.

Relembre com a Antena 1 a canção nostálgica, 'Heart of Glass':


A música faz parte do terceiro álbum de estúdio da banda, "Parallel Lines", lançado em 23 de setembro de 1978.

Álbum Parallel Lines
Toque para aumentar

No mesmo ano, o disco conquistou o primeiro lugar no ranking do Reino Unido e no país do Tio Sam, ocupou a 6ª posição em abril de 1979. Além disso, a revista estadunidense Billboard colocou a coletânea em nono lugar no ranking da época.

Veja a tracklist completa:

  1. Hanging On The Telephone
  2. One Way Or Another
  3. Picture This
  4. Fade Away and Radiate
  5. Pretty Baby
  6. I Know But I Don't Know
  7. 11:59
  8. Will Anything Happen
  9. Sunday Girl
  10. Heart of Glass
  11. I'm Gonna Love You Too
  12. Just Go Away

Em 2001, "Parallel Lines" foi remasterizado e ganhou uma versão mais atualizada. Para isso, a gravadora incluiu algumas faias bônus ao álbum: uma demo de 1978 de "Heart of Glass", o cover ao vivo de "Bang a Gong (Get It On)" - incialmente interpretada por T.Rex - e duas faixas do disco ao vivo "Picture This Live".

Álbum Parallel Lines
Toque para aumentar

Em 24 de junho de 2008, uma edição expandida do 30º aniversário do disco foi lançada, mas que, dessa vez, apresentava novas obras e mais faixas bônus, além do DVD extra. As notas do encarte apresentavam a letra da música inacabada e nunca lançada, "Parallel Lines". A nova discografia do álbum também incluiu a versão original de "Heart of Glass" - antes de ser aprovada pela gravadora - a versão francesa de "Sunday Girl" e alguns remixes.

Foto do disco Álbum Parallel Lines
Toque para aumentar

COMO SURGIU A BANDA?

Contar sobre o surgimento de Blondie é contar a história da vocalista Debbie. A cantora nasceu nos Estados Unidos, em 1945. A jovem Debbie não era muito ligada aos estudos, e convivia com comportamentos rebeldes, mas a chave para o sucesso andava com ela, pois era uma amante do bom e velho Rock.

Debbie vocalista da banda Blondie
Toque para aumentar

A líder do grupo de fato vivenciava a época e os jeitos das vestimentas e estilo da década de 70. Não à toa, a origem do nome da banda passa por Debbie se apresentar com o cabelo tingido, ao melhor estilo da lendária Marilyn Monroe. E ela teve mesmo essa importância, quando comparada com a Marilyn, mas no mundo da música.

Tudo começou quando Debbie fez uma mudança para Nova York, afinal, ela já estava decidida que queria ser cantora. A primeira experiencia da jovem, o primeiro contato com a música veio na oportunidade que ela teve em trabalhar no Max's Kansas City, uma casa de show muito famosa da época, onde os grandes cantores apresentavam por lá.

Mar's Kansas City
Toque para aumentar

Ainda antes de entrarmos de fato em 1970, Debbie participou de uma banda do gênero Folk, na função de backing vocal, em 1968, chamada Wind in The Willows. Lá, a jovem teve o primeiro contato com integrantes de um grupo musical, além de alguns pequenos trabalhos como modelo.

Wind in The Willows banda dos anos 70
Toque para aumentar

Logo depois da primeira banda, Debbie Harrry começou a criar a sua identidade e da banda. A vocalista ingressou em um grupo teatral chamado The Stilettos, ao estilo Girl’s Band, que era muito popular na época.

Lá, Harry conheceu o guitarrista Chris Stein, que viria a ser parceira da vida da cantora tanto na vida pessoal quanto profissionalmente. Foi nesse período que ela se tornou a “blondie” que todos conhecem até hoje.

Confira Anti- Disco de The Stilettos:


E finalmente, depois de Chris e Dabbie saírem do grupo, eles decidiram formar um novo grupo com alguns ex-integrantes do The Stilettos. Logo começaram a aparecer algumas ideias de qual seria o nome para representar os músicos, e o primeiro foi Angel And The Snake. Por fim, a banda foi batizada de Blondie, por justamente ter uma a loira Debbie, como líder e vocalista.

Em janeiro de 1976, saiu o primeiro álbum autointitulada “Blondie”, assim veio também o single que marcou a estreia do grupo na estrada da música, “Little Girls Lie”.


Logo a crítica começou a tecer elogios a banda, e eles colocaram o pé na estrada e fizeram uma turnê pelo Reino Unido, marcando então o lançamento do segundo álbum do grupo, Plastic Letters. O disco atingiu o nº 72 do Pop Albums, e ficou marcado pelas músicas “Fan Mail” e “Denis”, que alcançou o segundo lugar nas paradas britânicas.

Relembre Fan Mail e Denis:

Veja também:

MATTEO BOCELLI: EM ENTREVISTA EXCLUSIVA CANTOR CONTA SOBRE ESTREIA NA MÚSICA

ED SHEERAN É O ARTISTA MAIS TOCADO EM RÁDIOS DO MUNDO

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. tbt em 1979 blondie chegou ao …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.