Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

TBT: Há 50 anos, Elton John lançava "Goodbye Yellow Brick Road”

O sétimo álbum de estúdio do cantor inglês o alçou a um novo patamar artístico

Placeholder - loading - Há 50 anos, Elton John lançava "Goodbye Yellow Brick Road”.Divulgação
Há 50 anos, Elton John lançava "Goodbye Yellow Brick Road”.Divulgação

Publicada em  

Em 1973, a criatividade de Elton John estava tão aflorada que ele saiu do patamar de um grande artista para o status de superestrela. "Goodbye Yellow Brick Road" foi o álbum que o estabeleceu nesse novo patamar. O álbum é uma aula magistral sobre como experimentar o som enquanto se mantém uma identidade. Para um artista pop mainstream, isso é quase fundamental para manter o interesse do público.

Além de muitas das músicas clássicas de Elton encontradas neste álbum, é difícil encontrar músicas unidimensionais. Ao longo dele, o artista traz sua experiência de piano pesado para uma variedade de gêneros musicais diferentes, criando um disco verdadeiramente único. O piano fornece uma boa base para aquilo com que Elton John se sente mais confortável, soft rock e pop rock, mas em algumas faixas, Elton expande suas fronteiras para incluir o rock mais pesado. Elton também experimenta o reggae.

Através dessa exploração de gêneros musicais, Elton mantém o piano como uma espécie de marca registrada de seu estilo. Isso foi crucial para manter este álbum, mesmo que um pouco mais experimental, acessível para os fãs.

"Goodbye Yellow Brick Road”.Divulgação
Toque para aumentar

Goodbye Yellow Brick Road” quase teve um som completamente diferente. Como Elton lembrou mais tarde, ele cogitou a ideia de um ambiente de trabalho totalmente diferente. "Eu disse: 'Os Rolling Stones acabaram de fazer sopa de cabeça de cabra na Jamaica, vamos lá'", observou ele. E eles tentaram, iniciando a produção do novo projeto em Kingston, aonde chegaram em janeiro de 1973, um dia após o chamado confronto de boxe “Sunshine Showdown” entre George Foreman e Joe Frazier.

A capital jamaicana pode ter funcionado para os Stones, mas não para Elton e companhia. Eles acharam a atmosfera hostil e o equipamento de gravação precário. “Se bem me lembro”, disse Taupin, “o estúdio estava cercado por arame farpado e havia caras com metralhadoras”. Uma única faixa foi gravada na forma de uma versão inicial de “Saturday Night's Alright For Fighting”, mas foi rapidamente arquivada, e Elton e Bernie partiram rapidamente para Nova York.

Boas notícias os aguardavam. Antes da experiência em Kingston, já havia sido considerado seriamente o retorno ao castelo, mas uma disputa legal sobre a sua propriedade havia fechado suas portas. Felizmente, o contratempo revelou-se temporário e, com uma coleção ambiciosa e abrangente de novas canções já escritas na Jamaica, Elton e seus aliados avançaram rapidamente na gravação.

Imagem de conteúdo da notícia "TBT: Há 50 anos, Elton John lançava "Goodbye Yellow Brick Road”" #2
Toque para aumentar

No agora familiar ambiente de Château d'Hérouville, com estúdio instalado em uma casa de campo francesa do século XVIII. Aqui, a equipe de Elton, apresentando a bem estabelecida formação Johnstone/Murray/Olsson sob a orientação do produtor Gus Dudgeon e a inspiração lírica de Bernie Taupin, pôde criar com conforto. Nada menos que 21 músicas foram gravadas em apenas uma dúzia de dias, 17 das quais formaram o novo épico de quatro lados.

O álbum começa com a colossal “Funeral for a Friend/Love Lies Bleeding”, um feito ousado para começar. A faixa de 11 minutos apresenta um instrumental do que Elton John imaginou ser tocado em seu funeral e, em seguida, segue perfeitamente para “Love Lies Bleeding” com acordes de piano estrondosos e o que parecem ser castanholas (os cliques da dança de salsa).

O instrumental em si é uma paisagem de sintetizadores que realmente mostra o alcance que Elton John alcançou após seus primeiros álbuns. O piano de “Love Lies Bleeding” dá lugar a um riff de guitarra. A música é musicalmente uma obra-prima e liricamente simboliza um rompimento com uma metáfora vívida.

“Candle In the Wind” pode ser uma das mais belas baladas de piano de todos os tempos, mas musicalmente não é tão ambiciosa quanto a primeira faixa. O marcante instrumento de Elton é acompanhado por um coral e uma banda discreta de bateria, guitarras e similares, mas o que realmente torna esta música atemporal é a letra. Originalmente inspirada em Marilyn Monroe, ela se tornou o single mais vendido de todos os tempos quando foi reconfigurada para homenagear a Princesa Diana em 1997.

Uma das ‘queridinhas’ do álbum é “Bennie and the Jets”. “É a faixa mais estranha de todo o álbum”, disse Elton. “Uma transmissão do glitter rock, e eu pareço Frankie Valli do Four Seasons”. A música conta a história de uma banda fictícia, à la Sgt. Pepper, e os instrumentos interessantes mostram ainda mais o alcance e a experimentação de Elton John (tocando um órgão Farfisa). A instrumentação divertida, cheia de interações com o público - por exemplo, quando Elton sobe uma ou duas oitavas enquanto canta “Bennie” - a torna um sucesso imensurável dentro do álbum.

Por fim, a faixa-título é outro dos icônicos momentos de Elton conduzindo o piano. A imagem da Yellow Brick Road foi retirada de O Mágico de Oz, e ouvi-la nesse contexto revela a metáfora que Elton John estava tentando transmitir. Em O Mágico de Oz, a estrada de tijolos amarelos e a cidade esmeralda representam todas as fantasias de Dorothy (ou, neste caso, do narrador).

A letra sugere que o caminho para as fantasias da vida e a resposta está infestado de “cães da sociedade” e é muito melhor apenas viver uma vida simples “além” disso. Para muitos americanos, essa ideia de estilo de vida urbano versus provinciano pode estar ligada a essa música. O sonho americano nos leva a viver ao máximo as fantasias da vida, mas também a criar uma família e a viver com simplicidade, etc.

“Goodbye Yellow Brick Road" é, sem dúvida, um álbum conceitual por excelência. Elton John brinca com os temas apresentados na faixa-título, enriquecendo seu repertório musical cada vez mais com canções repletas de sons vívidos e inovadores. De forma semelhante à cidade esmeralda, ele satisfaz nossas fantasias com sua natureza pródiga.

É por isso que acredito que ele se volta para a música folk em algum sentido, buscando mostrar o outro lado além do brilho e glamour do rock, explorando temas mais tradicionais e focados. Apesar de ser um álbum longo, com 76 minutos de duração, certamente não parece. Quase todas as músicas são elaboradas tanto liricamente quanto instrumentalmente, resultando em uma verdadeira obra de arte musical.

Veja também:

STEVIE NICKS FOI IMORTALIZADA COM SUA PRÓPRIA BARBIE

TBT: HÁ 47 ANOS

Descontos especiais para distribuidores

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. tbt ha 50 anos elton john …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.