Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Texas processa Google por suposta captura de dados biométricos sem consentimento

Placeholder - loading - Fachada de escritório do Google em Nova York, EUA 10/02/2022 REUTERS/Paresh Dave
Fachada de escritório do Google em Nova York, EUA 10/02/2022 REUTERS/Paresh Dave

Publicada em  

Atualizada em  

WASHINGTON (Reuters) - O Texas entrou com uma ação contra o Google, acusando a empresa de coletar sem consentimento dados biométricos de milhões de pessoas no Estado norte-americano, disse o gabinete do procurador-geral em comunicado nesta quinta-feira.

A queixa diz que as empresas que operam no Texas foram impedidas por mais de uma década de coletarem rostos, vozes ou outros dados biométricos sem consentimento informado e avançado.

'Em flagrante desafio a essa lei, o Google, pelo menos desde 2015, coletou dados biométricos de inúmeros texanos e usou seus rostos e suas vozes para servir aos fins comerciais do Google', diz a denúncia. 'De fato, em todo o Estado, todos os texanos se tornaram vacas leiteiras involuntárias sendo ordenhadas pelo Google para obter lucros.'

A coleta ocorreu por meio de produtos como Google Fotos, Google Assistant e Nest Hub Max, segundo o comunicado.

A empresa disse que vai se defender contra o processo, dizendo que os usuários dos serviços têm a opção de desativar o recurso de coleta biométrica.

O procurador-geral do Texas, Ken Paxton, disse em comunicado que a 'coleta indiscriminada' de tais dados 'não será tolerada'.

'AG Paxton está mais uma vez descaracterizando nossos produtos em outro processo sem fôlego', disse o porta-voz do Google, Jose Castaneda.

O processo é um dos vários movidos por Estados contra o Google e que alegam práticas desleais em relação à privacidade. O Estado do Arizona fechou um acordo no início de outubro por 85 milhões de dólares.

Os Estados norte-americanos do Texas, Indiana, Estado de Washington e o Distrito de Columbia processaram o Google em janeiro pelo que chamaram de práticas de rastreamento de localização que violam a privacidade dos usuários.

(Por Diane Bartz e David Shepardson)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. texas processa google por …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.