Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Trégua em Gaza dá às crianças deslocadas rara chance de cantar e brincar

Placeholder - loading - Crianças palestinas brinca em Khan Younis  28/11/2023   REUTERS/Arafat Barbakh
Crianças palestinas brinca em Khan Younis 28/11/2023 REUTERS/Arafat Barbakh

Publicada em  

Por Arafat Barbakh

KHAN YOUNIS, Faixa de Gaza (Reuters) - Crianças deslocadas de Gaza bateram palmas, cantaram e pularam segurando um paraquedas gigante multicolorido, raros momentos de diversão, já que a trégua entre Israel e o Hamas deu a um grupo de jovens a oportunidade de entretê-las no pátio de uma escola.

A guerra transformou as escolas de Gaza em campos superlotados para pessoas desalojadas, onde as crianças têm enfrentado o medo dos bombardeios, o deslocamento de suas casas e a escassez de alimentos, água e eletricidade.

'Estávamos muito assustados com a guerra', disse Lina Mohareb, uma menina de moletom rosa com uma bandeira palestina pintada na bochecha.

Ela estava participando de jogos e atividades organizados na escola Abdullah Siam, em Khan Younis, pelo Watan Youth Centre, uma organização da sociedade civil local que realizou eventos semelhantes em 26 escolas.

'Assim que eles chegaram, todos nós corremos em direção a eles. Eles tocaram algumas músicas palestinas para nós e apresentamos o dabke (dança folclórica), cantamos e jogamos alguns jogos. Nós nos divertimos muito hoje', disse Mohareb.

As crianças ficaram em um grande círculo em torno de uma fileira de cones de plástico amarelos, com animadores vestidos com fantasias de personagens de desenhos animados, enquanto os adultos observavam, apoiados nas grades dos andares superiores da escola, que davam vista para o pátio.

As roupas estavam penduradas nas grades, e as pessoas colocaram pedaços de tecido nas portas e ao longo dos corredores para proporcionar um pouco de privacidade no que agora era um espaço de convivência em vez de um ambiente educacional.

'As crianças palestinas e, especialmente, as crianças de Gaza são as melhores do mundo, porque passaram por muitas coisas', disse Samer Nofal, líder da equipe do Watan Youth Centre, enumerando as dificuldades da guerra.

'Aproveitamos essa trégua para organizar esses eventos para entreter as crianças e aliviar o estresse delas', afirmou ele. 'Elas merecem brincar e ser felizes.'

A guerra começou em 7 de outubro, quando militantes do Hamas, o grupo islâmico que governa Gaza, invadiram o sul de Israel, matando 1.200 pessoas, incluindo bebês e crianças, e fazendo cerca de 240 reféns de todas as idades, de acordo com dados israelenses.

Jurando destruir o Hamas, Israel lançou um ataque a Gaza que já matou mais de 15.000 pessoas, quatro em cada dez delas crianças, segundo autoridades de saúde do país. A maior parte da população foi deslocada para escolas e acampamentos.

Quarta-feira foi o sexto dia de uma trégua entre Israel e o Hamas que permitiu a libertação de alguns reféns israelenses e estrangeiros, bem como de detidos palestinos em prisões israelenses. Mais caminhões de ajuda foram autorizados a entrar em Gaza. Esforços diplomáticos estavam em andamento para tentar estender a trégua.

'Estou muito feliz com os jogos e muito feliz com essa trégua', disse Gilnar Ahmed, outra menina deslocada da escola Abdullah Siam. 'Espero que a trégua continue.'

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. tregua em gaza da as criancas …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.