Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Tribunal dos EUA rejeita recurso de traficante mexicano “El Chapo” contra prisão perpétua

Placeholder - loading - Autoridades dos EUA/Handout via REUTERS
Autoridades dos EUA/Handout via REUTERS

Publicada em  

CIDADE DO MÉXICO (Reuters) - Um tribunal dos Estados Unidos rejeitou um recurso do ex-traficante mexicano Joaquin 'El Chapo' Guzmán para revisar uma decisão de 2019 que o condenou à prisão perpétua.

Guzmán liderou durante anos o poderoso cartel de Sinaloa, responsável por milhares de mortes no México.

“Este foi talvez o processo criminal mais notório da década, e as acusações pelas quais o peticionário foi condenado poderiam muito bem ter resultado na pena de morte, não fossem os termos da sua extradição”, disse o juiz Brian Cogan, do Distrito Leste de Nova York na decisão que negou o pedido.

A decisão rejeita os argumentos de que a defesa de Guzmán não explorou suficientemente um acordo de confissão e cita evidências sigilosas que sugerem que Guzmán ainda controla bilhões de dólares em ativos, mesmo que eles não estejam em seu nome.

Cogan, que também presidiu o julgamento e condenação de Guzmán em 2019, rejeitou o pedido de aconselhamento jurídico, dizendo que ele já contou com a ajuda de Mariel Colon Miro, uma advogada que nos últimos anos representou Guzmán e sua esposa.

O juiz também questionou onde Guzmán obteve o dinheiro para pagar os seus advogados e porque é que a sua esposa – libertada da prisão em setembro – não teve acesso aos seus bens.

Guzmán, 66 anos, cumpre pena de prisão perpétua em uma prisão no Estado norte-americano do Colorado conhecida como “Alcatraz das Montanhas Rochosas”, onde os prisioneiros são mantidos em confinamento solitário 23 horas por dia.

(Por Sarah Morland)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. tribunal dos eua rejeita …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.