Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Trio ganha Nobel de Física de 2023 pelo uso da luz para estudar elétrons

Placeholder - loading - Anúncio dos vencedores do Prêmio Nobel de Física de 2023 em Estocolmo 03/10/2023 TT News Agency via REUTERS
Anúncio dos vencedores do Prêmio Nobel de Física de 2023 em Estocolmo 03/10/2023 TT News Agency via REUTERS

Publicada em  

ESTOCOLMO (Reuters) - Os cientistas Pierre Agostini, Ferenc Krausz e Anne L'Huillier ganharam o Prêmio Nobel de Física de 2023 por usarem pulsos de luz para estudar o comportamento dos elétrons, em um trabalho que pode avançar em diagnósticos médicos e eletrônicos, informou o órgão que concede o prêmio.

O prêmio, que foi aumentado este ano para 11 milhões de coroas suecas (cerca de 1 milhão de dólares), é concedido pela Real Academia Sueca de Ciências.

A academia disse que o trabalho do trio proporcionou à humanidade novas ferramentas para explorar o mundo dos elétrons dentro de átomos e moléculas, com aplicações em áreas como eletrônica e diagnóstico médico.

'Os experimentos dos laureados produziram pulsos de luz tão curtos que são medidos em attosegundos, demonstrando assim que esses pulsos podem ser usados para fornecer imagens de processos dentro de átomos e moléculas', disse em um comunicado.

L'Huillier disse em uma coletiva de imprensa: 'É realmente um prêmio de prestígio e estou muito feliz por recebê-lo. É incrível. É incrível'.

Ela trabalha na Universidade de Lund, na Suécia, e Agostini é professor da Universidade Estadual de Ohio, nos Estados Unidos. Krausz é diretor do Instituto Max Planck de Óptica Quântica.

O prêmio de Física é o segundo Nobel a ser concedido esta semana, depois que a cientista húngara Katalin Karikó e seu colega norte-americano Drew Weissman ganharam o prêmio de Medicina por terem feito descobertas de moléculas de mRNA que abriram caminho para as vacinas contra a Covid-19.

Criados pela vontade expressa em testamento do inventor da dinamite e empresário Alfred Nobel, os prêmios por conquistas na ciência, literatura e paz são concedidos desde 1901, com algumas interrupções, tornando-se a maior honra para os cientistas de todo o mundo.

Embora o prêmio para a Paz possa atrair os holofotes, o prêmio de Física também costuma ser o centro das atenções, com vencedores como Albert Einstein e prêmios para a ciência que mudaram fundamentalmente a forma como vemos o mundo.

No ano passado, Alain Aspect, John Clauser e Anton Zeilinger ganharam o prêmio pelo trabalho sobre o entrelaçamento quântico, em que duas partículas são ligadas independentemente do espaço entre elas, algo que perturbou o próprio Einstein, que uma vez se referiu a isso como 'ação assustadora à distância'.

Anunciado em dias de semana consecutivos no início de outubro, o anúncio do prêmio de Física será seguido pelos de Química, Literatura, Paz e Economia, este último uma adição posterior à lista original.

(Reportagem de Niklas Pollard, Simon Johnson e Johan Ahlander, em Estocolmo; reportagem adicional de Terje Solsvik, em Oslo)

((Tradução Redação São Paulo))

REUTERS ES

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. trio ganha nobel de fisica de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.