Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Um dos ‘B’s do Abba: Benny Andersson

Relembre a trajetória do responsável por trás de grandes sucessos do grupo sueco

Placeholder - loading - Um dos ‘B’s do Abba: Benny Andersson.Divulgação
Um dos ‘B’s do Abba: Benny Andersson.Divulgação

Publicada em  

Quem é fã de ABBA sabe a importância que Benny Andersson teve em sua consolidação! Ele desempenhou um papel vital na criação de algumas das canções pop mais emblemáticas das últimas quatro décadas. Neste sábado (16), o artista completa 77 anos.

Ao lado de Björn Ulvaeus, Benny demonstrou um talento singular na elaboração de refrões e melodias irresistíveis, que se tornaram parte essencial da cultura popular. Além disso, sua paixão pela música folclórica sueca o levou a explorar novos horizontes além do universo ABBA, dando origem a projetos notáveis como sua banda BAO e o musical "Kristina".

Benny, nascido em Estocolmo, cresceu em um ambiente musical, onde seu pai e avô eram hábeis acordeonistas. Aos seis anos, iniciou sua própria jornada musical, absorvendo as cativantes melodias da música folclórica sueca.

A colaboração com Björn Ulvaeus teve início em 1966, resultando em uma parceria prolífica que culminou na formação do ABBA. À medida que as composições fluíam, Frida e Agnetha uniram-se à equipe, solidificando a formação icônica da banda. O primeiro álbum conjunto, "Lycka", lançado em 1970, marcou o início de uma jornada musical extraordinária. Em 1973, apesar do contratempo com "Ring Ring" nas eliminatórias suecas para o Eurovision, o álbum homônimo obteve sucesso na Europa e na África do Sul.

Uma curiosidade marcante é a origem do termo "ABBA". No início de 1973, Stig Anderson fez uma brincadeira com as iniciais dos membros, começando a se referir ao grupo como ABBA com tanta frequência que, a partir de 1976, o primeiro 'B' em seu logotipo foi invertido, tornando-se a marca registrada ABBA.

O verdadeiro triunfo chegou em 1974, quando o grupo se inscreveu novamente no festival europeu e a canção "Waterloo" venceu, lançando o ABBA para a fama internacional. O single conquistou o topo das paradas em diversos países, consolidando a banda como uma potência global. O ABBA se tornou uma das bandas mais influentes das últimas quatro décadas, vendendo quase 400 milhões de álbuns em todo o mundo. Não é exagero comparar seu domínio na década de 1970 ao dos Beatles na década de 1960 – ambos os grupos foram universalmente celebrados como nenhum outro artista contemporâneo.

Para o grupo, Benny compôs clássicos como: “Angeleyes”, “Chiquitita”, “Money, Money, Money”, “Dancing Queen”, “Fernando”, “Gimme! Gimme! Gimme! (A Man After Midnight)”, “Super Trouper”, “The Name of the Game”, “Happy New Year”, “SOS”, “Take a Chance on Me”, “Lay All Your Love on Me”, “Mamma Mia”, “Slipping Through My Fingers”, “Voulez-Vous" e “The Winner Takes It All”.

Após a 'era ABBA', Benny Andersson continuou a explorar caminhos musicais diversos. Do musical "Chess" ao fenômeno "Mamma Mia!", que mais tarde se tornou um sucesso cinematográfico, suas contribuições para o cenário musical não conheceram limites. Sua habilidade em criar melodias atemporais e envolventes perdura, solidificando seu legado como um dos músicos mais influentes de sua geração.

Veja também:

DA AMIZADE À DISCÓRDIA: A PARCERIA ENTRE PAUL MCCARTNEY E MICHAEL JACKSON

ANTENA 1 TE DÁ UMA ALEXA DE NATAL  


Descontos especiais para distribuidores

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. um dos b s do abba benny …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.