Villeroy alerta sobre tirar conclusões precipitadas sobre juros do BCE
Publicada em
PARIS (Reuters) - O membro do Banco Central Europeu François Villeroy de Galhau alertou nesta sexta-feira contra tirar conclusões precipitadas sobre os próximos aumentos de juros pelo BCE, descrevendo como 'excessivas' as apostas do mercado financeiro sobre o pico.
Os rendimentos dos títulos subiam nesta sexta-feira e os mercados monetários aumentaram suas posições apostando que a taxa de referência da zona do euro ficará acima de 3,9% depois que o BCE sugeriu na quinta-feira que seu ciclos de aperto ainda não terminou.
'Nossas decisões futuras serão baseadas em dados, reunião por reunião', disse Villeroy, que também é presidente do banco central francês, em uma conferência em Paris.
'Portanto, ninguém deve se apressar para tirar uma conclusão prematura sobre nosso calendário nem sobre nossa taxa terminal, e a volatilidade do mercado sobre esta taxa terminal parece um tanto excessiva', acrescentou.
O BCE realizou seu oitavo aumento consecutivo de juros na quinta-feira, elevando os custos de empréstimos em mais 0,25 ponto percentual e aumentando sua perspectiva de inflação para mostrar que os preços ainda sobem até 2025, no que a presidente do BCE, Christine Lagarde, disse ser um 'nível inaceitável'.
Villeroy disse que as próximas decisões do BCE serão conduzidas por dados econômicos e não por previsões e que os dados mais recentes sugerem que os aumentos de juros até agora estão funcionando.
(Reportagem de Leigh Thomas)
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO