Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Visita on-line com familiares ajuda paciente na UTI do IBCC Oncologia

Hospital faz ação em videochamada

Placeholder - loading - Visita on-line – Istock/Divulgação
Visita on-line – Istock/Divulgação

Publicada em  

A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é uma palavra delicada aos ouvidos e corações. Não dá para negar. Ainda mais quando a pessoa se vê internada depois de ter programado detalhadamente uma viagem de férias, de carro, sozinho e de um estado para outro. Foi o que aconteceu com o aposentado Waldir João, de 67 anos. Natural de São Paulo, mas residente no Espírito Santo há 5 anos. Ele decidiu, há mais ou menos 20 dias, fazer a viagem e chegar de surpresa na casa da irmã, sobrinhos e cunhados, que residem no bairro da Mooca, região Leste da cidade da capital paulista.

Veja também: Junho vermelho: IBCC Oncologia precisa de doações de sangue

Planejou e fez o percurso muito bem. “Dirigi mais de 950 quilômetros e depois de já estar instalado na residência dos meus parentes, resolvemos comer uma pizza que acabou me fazendo mal”, lembra Waldir. O paciente já fazia tratamento para um linfonodomegalia cervical com metástase pulmonar e uma sobrecarga no organismo ocasionou varizes no esôfago que precisaram ser cauterizadas, por isso os cunhados o levaram para o IBCC Oncologia.

Waldir foi devidamente cuidado, fez a cauterização, teve alta, mas logo em seguida teve uma piora no quadro e precisou voltar para a internação e desta vez para a UTI. “Levei um susto, mas agora já estou sendo tratado e logo devo ter alta”, diz.

E pelo fato de não poder receber visitas, por conta da pandemia do novo coronavírus, os profissionais do IBCC Oncologia organizaram uma ação para que tanto o senhor Waldir, como outros pacientes do hospital, pudessem receber carinho e apoio dos familiares por meio de ligações de vídeo. “A vídeo chamada fez com que eu pudesse falar mais uma vez com a minha irmã, Inês Cristina”, conta emocionado Waldir, ao ressaltar que “poder ver o rosto e o sorriso da Inês fez com que eu pudesse me sentir mais próximo dela”.

A nossa ideia é ampliar o conceito de humanização dentro do hospital, diz Fábio Gomes, psicólogo com especialidade em atendimento hospitalar do IBCC Oncologia. “Foi a maneira que encontramos para garantir e manter os vínculos afetivos dos nossos pacientes”, o doutor destaca. A ação acontece nas unidades do IBCC Oncologia desde 15 de abril e grande parte dos pacientes internados recebe de duas a três vezes por semana ligações com videochamadas dos familiares. Via IBCC Oncologia.

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. visita on line com familiares …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.