Antena 1 - Home

Volkswagen apresenta nova Kombi elétrica e autônoma

  • 18/01/2017 15:00
Imagem: Volkswagen apresenta nova Kombi elétrica e autônoma

A tão tradicional Kombi, da Volkswagen, ganhou um visual muito mais moderno e tecnológico. As mudanças prometem trazer ao clássico automóvel ares do século 21.

A montadora apresentou durante o Salão de Detroit, nos Estados Unidos, a versão elétrica e autônoma do veículo. Chamado I.D. Buzz, o protótipo traz como grande novidade a forma com que pode ser reabastecido. Sem a necessidade de tanques de gasolina, como as antigas, a nova Kombi pode ser carregada por indução eletromagnética. A bateria do veículo será carregada ao andar por vias ou vagas preparadas com a tecnologia de recarga sem fio.

O carro também pode receber carga ao ser plugado em estações de recarga – forma mais convencional que a anterior mas, mesmo assim, inovadora para uma Kombi.

Outro aspecto que traz ares futurísticos ao clássico automóvel é seu painel – ou a falta dele. O carro projeta em 3D todas as informações em uma tela de realidade aumentada. Recursos como ar-condicionado e rádio podem ser controlados através de um tablet removível.

Seguindo a onda de veículos autônomos, a nova Kombi não deixa a desejar nesse quesito: quando o I.D. Pilot é ativado, o motorista pode se permitir virar um passageiro. O volante retrai e o banco do motorista pode ser virado para trás para que ele interaja com os demais passageiros.

A Volkswagen pretende colocar a linha com propulsão elétrica no mercado em 2020. Já a versão autônoma deve vir um pouco mais tarde, em 2025.