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X processa Media Matters após reportagem sobre anúncios próximos a conteúdo antissemita

Placeholder - loading - Logo do X na sede da empresa de mídia social, anteriormente conhecida como Twitter, em San Francisco, Califórnia, EUA 30/07/2023 REUTERS/Carlos Barria
Logo do X na sede da empresa de mídia social, anteriormente conhecida como Twitter, em San Francisco, Califórnia, EUA 30/07/2023 REUTERS/Carlos Barria

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Por Sheila Dang

(Reuters) - A empresa de mídia social X processou na segunda-feira o grupo de vigilância da mídia Media Matters, alegando que a organização difamou a plataforma após publicar uma reportagem que dizia que anúncios de grandes marcas apareceram ao lado de postagens divulgando Adolf Hitler e o partido nazista.

O X, antigo Twitter, tem enfrentado indignação crescente desde que o Media Matters publicou a reportagem na quinta-feira, o que levou a IBM, a Comcast e vários outros anunciantes a retirar anúncios da plataforma em resposta.

Na ação movida em um Tribunal Distrital dos EUA no Texas, o X alegou que o Media Matters “manipulou” a plataforma de mídia social usando contas que seguiam exclusivamente contas de grandes marcas ou usuários conhecidos por produzirem conteúdo marginal e “recorreu à rolagem e atualização intermináveis” do feed até encontrar anúncios próximos a postagens extremistas.

A reportagem do Media Matters deturpou a experiência típica do X “com a intenção de prejudicar o X e seus negócios”, disse a empresa no processo.

O presidente da Media Matters, Angelo Carusone, chamou o processo de 'frívolo' em uma declaração enviada por email e disse que era 'destinado a intimidar os críticos do X para que se calassem'.

'O Media Matters apoia as suas reportagens e espera vencer no tribunal”, acrescentou.

Em entrevista à Reuters na segunda-feira, Carusone disse que as descobertas da organização sem fins lucrativos vão contra as declarações do X de que havia introduzido proteções de segurança para evitar que anúncios aparecessem próximos a conteúdo prejudicial.

“Se você procurar conteúdo nacionalista branco, verá que os anúncios florescem. O sistema que eles dizem existir não funciona como tal”, acrescentou.

O X disse no processo que anúncios da IBM, Comcast e Oracle só apareciam junto com conteúdo de ódio para um espectador, que a empresa disse ser o Media Matters.

'Os dados vencem a manipulação ou alegações. Não sejam manipulados. Apoiem o X', postou a presidente-executiva do X, Linda Yaccarino, na segunda-feira.

O procurador-geral do Texas, Ken Paxton, disse na segunda-feira que seu escritório estava abrindo uma investigação sobre o Media Matters e que estava “extremamente preocupado” com as alegações de que o grupo manipulou dados sobre o X.

(Reportagem de Sheila Dang em Dallas; reportagens adicionais de Jody Godoy e Nate Raymond e Devika Nair)

Escrito por Reuters

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