Agência americana anuncia vacina contra o HPV para adultos de até 45 anos
O Gardasil 9 é agora aprovado para homens e mulheres entre as idades de 27 e 45.
Publicada em
Adultos até os 45 anos de idade podem ser vacinados contra o papilomavírus humano (HPV), reduzindo suas chances de contrair câncer cervical, oral e outros tipos de câncer.
A Food and Drug Administration (FDA) anunciou que o Gardasil 9, uma vacina que trabalha contra nove tipos diferentes de HPV, é agora aprovado para homens e mulheres entre as idades de 27 e 45. Anteriormente, foi aprovado apenas para aqueles entre as idades de nove e 26, e recomendado para todas as crianças aos 11 ou 12 anos.
"A aprovação de hoje representa uma importante oportunidade para ajudar a prevenir doenças e cânceres relacionados ao HPV em uma faixa etária mais ampla", disse Peter Marks, diretor do Centro de Avaliação e Pesquisa Biológica da FDA, em um comunicado.
A vacinação contra o HPV antes da infecção, disse o especialista, tem o potencial de prevenir mais de 90 por cento desses cânceres, incluindo doença cervical, oral, peniana e colorretal.
O FDA optou por expandir a faixa etária após testar a primeira iteração da vacina contra o HPV, aprovada em 2006, em mais de 3 mil mulheres com idades entre 27 e 45 anos. Em uma média de 3,5 anos de acompanhamento, a vacina provou ser 88 por cento eficaz na prevenção da infecção persistente por HPV, bem como verrugas genitais, lesões pré-cancerosas e cancros do colo do útero associados ao vírus.
A FDA também fez um acompanhamento adicional de longo prazo com os participantes desse estudo e conduziu um estudo menor em homens com idades entre 27 e 45 anos. Também testou a segurança do Gardasil 9 em cerca de 13 mil homens e mulheres. Esses resultados se juntam a um grande corpo de evidências mostrando que a vacina efetivamente previne o câncer e infecções em pessoas de 26 anos ou menos.
Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!
SALA DE BATE PAPO