Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Al Di Meola fala sobre inspiração musical em entrevista exclusiva para a Antena 1

O músico está desembarcando no Brasil para Festival de Blues e Jazz

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Al Di Meola fala sobre inspiração musical em entrevista exclusiva para a Antena 1"

Publicada em  

No próximo sábado, o Parque Villa-Lobos recebe a quarta edição do Festival de Blues e Jazz. O evento que reúne importantes artistas de blues e jazz contará com ninguém mais ninguém menos que Al Di Meola, que concedeu uma entrevista exclusiva para a Antena 1.

O guitarrista norte-americano deu início à carreira em 1974 e por diversas vezes já foi considerado o melhor do mundo. Além disso, é pioneiro do movimento Jazz fusion, que traz como mistura o ritmo latino.

Além da apresentação no festival em São Paulo, Al Di Meola fará uma pequena turnê no Brasil, passando pelo Rio de Janeiro e Porto Alegre, como parte da divulgação de seu mais novo disco, nomeado Opus.

Na entrevista, o artista falou sobre seu novo material e o amor recente pela música latina. Além de afirmar que, para ele, Snarky Puppy é a banda que representa o jazz moderno nos dias atuais.

Confira a entrevista na íntegra a seguir:

Agora você está lançando seu 25º álbum de estúdio, "Opus", quais são as inspirações para a composição deste material? O que há de novo no disco?

É um álbum muito pessoal. Eu fui inspirado por minha família - minha esposa e eu tivemos uma menina quando comecei a escrever e depois me inspirei no passado da minha família na Itália. Nós visitamos a aldeia do meu avô perto de Nápoles e isto me surpreendeu: havia tantos “Di Meolas” que eu nunca tinha visto antes e todos eles tinham histórias incríveis.

Quais são suas principais inspirações musicais ou artistas favoritos?

Astor Piazzolla e os Beatles! Eu não seria o guitarrista e compositor que sou hoje se não fosse por eles.

Qual é o maior desafio do jazz hoje?

Para sobreviver (risos)! O mundo mudou e a música tornou-se quase livre, por isso é difícil para toda a indústria.

Como funciona o seu processo criativo?

Eu escrevo minha música em Miami no meu apartamento tarde da noite ouvindo as ondas na praia. E então eu pratico, mudo o que achar que devo mudar e ensaio com os músicos - às vezes por anos até gravarmos.

Como estão suas expectativas para os shows no Brasil? Você já esteve aqui? O que mais lhe atrai na música brasileira?

Eu amo o Brasil e sua rica cultura musical! Eu estive aqui muito ao longo dos anos! Os brasileiros realmente apreciam a guitarra como instrumento solo. Eu sou um grande fã de Egberto Gismonti e todos os outros jogadores brasileiros - é sempre muito inspirador vir aqui!

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. al di meola fala sobre …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.