Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Alexei Navalny, da Rússia, escreveu um livro de memórias secreto antes de morrer, diz viúva

Placeholder - loading - Yulia Navalnaya, esposa do falecido líder da oposição russa Alexei Navalny, na Conferência de Segurança de Munique (MSC), em Munique, Alemanha, no dia em que foi anunciado que Alexei Navalny havia mor
Yulia Navalnaya, esposa do falecido líder da oposição russa Alexei Navalny, na Conferência de Segurança de Munique (MSC), em Munique, Alemanha, no dia em que foi anunciado que Alexei Navalny havia mor

Publicada em  

Por Andrew Osborn

LONDRES (Reuters) - O político oposicionista russo Alexei Navalny escreveu uma autobiografia antes de morrer, que será publicada no final deste ano, disse sua viúva Yulia Navalnaya nesta quinta-feira, revelando a existência de um texto sabido apenas pelo círculo íntimo dele.

Navalny, que morreu aos 47 anos em uma prisão no Ártico em fevereiro, queria se tornar presidente da Rússia e era o mais feroz crítico interno de Vladimir Putin. Seus aliados, considerados extremistas pelas autoridades, acusam Putin de tê-lo assassinado. O Kremlin nega qualquer envolvimento do Estado em sua morte.

Navalnaya, a viúva do político, disse em uma postagem no X de fora da Rússia que seu falecido marido havia começado a escrever o livro de memórias -- intitulado 'Patriot' -- em 2020, após ter sido envenenado pelo que médicos ocidentais disseram ser uma substância que agia sobre o sistema nervoso e ser levado para a Alemanha para tratamento médico.

Ela disse que o livro seria lançado em 22 de outubro simultaneamente em pelo menos 11 idiomas diferentes, incluindo o russo nativo de Navalny.

'Não foi assim que imaginei que Alexei escreveria sua biografia. Achei que estaríamos na casa dos 80 anos e que ele estaria sentado em seu computador, perto da janela aberta, digitando', disse Navalnaya.

'Mas as coisas aconteceram do jeito que aconteceram. De forma horrível e muito, muito injusta. No entanto, Alexei começou a escrever um livro naquela época (em 2020) e foi inesperadamente engolido pelo processo.'

'AGORA OS SEGREDOS ACABARAM'

Kira Yarmysh, porta-voz de Navalny, descreveu como ele começou a ditar partes do livro para ela enquanto estava convalescendo na Alemanha, dois meses após seu envenenamento, e que ele havia terminado o livro quando estava na prisão, após retornar à Rússia em 2021.

'Alexei tinha o raro talento de ser capaz de pronunciar instantaneamente o texto escrito. Meu trabalho era acompanhá-lo e, ocasionalmente, intervir: 'você acabou de usar essa mesma palavra recentemente!', escreveu Yarmysh no serviço de mensagens Telegram.

'Eu ouvia as pessoas falando sobre suas postagens da prisão: 'Alexei escreve tão bem, gostaria que ele escrevesse um livro!' E eu queria bater palmas e gritar: 'Ele está escrevendo um! Ele está escrevendo um!' Mas concordamos em manter tudo em segredo. Agora os segredos acabaram', disse ela.

A Penguin Books UK, em uma declaração no X, descreveu o livro como a 'história completa da vida de Navalny e um apelo estimulante para continuar o trabalho pelo qual ele sacrificou a vida'.

A autobiografia está sendo publicada nos Estados Unidos pela Knopf.

É improvável que o livro esteja prontamente disponível na Rússia, terra natal de Navalny, onde autoridades proibiram seu movimento por considerá-lo extremista e classificaram seus apoiadores como desordeiros apoiados pelos EUA para fomentar a revolução.

No mês passado, Putin referiu-se à morte de Navalny como 'triste' e disse que havia concordado em entregar o político preso ao Ocidente em uma troca de prisioneiros, desde que nunca mais voltasse à Rússia.

(Reportagem de Andrew Osborn)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. alexei navalny da russia …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.