Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Anvisa proíbe o uso de mercúrio em equipamentos de saúde

Atendendo ao acordo da Convenção de Minamata, a agência proibiu a fabricação de termômetros e aparelhos de pressão que contenham a substância.

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Anvisa proíbe o uso de mercúrio em equipamentos de saúde"

Publicada em  

A Anvisa aprovou ontem (7) uma resolução que proíbe a fabricação, importação e venda de termômetros e aparelhos de pressão com mercúrio em todo o país a partir de 2019.

A decisão entra em concordância com o acordo da Convenção de Minamata, assinado em 2013 por 140 países, entre eles o Brasil. O acordo prevê que esse tipo de equipamento deixe de ser utilizado até 2020, com o objetivo de evitar danos à saúde e ao ambiente.

Minamata é uma cidade no Japão onde houve problemas acusados pela contaminação de mercúrio, por isso o nome do acordo.

No geral, os termômetros e aparelhos com mercúrio possuem um tubo transparente, onde fica o metal líquido usado para indicar a temperatura do corpo ou a pressão arterial. Entretanto, o uso desses equipamentos tem sido substituído nos últimos anos por produtos digitais que possuem a mesma precisão.

Atualmente, há apenas uma empresa que possui registro no Brasil para venda de um aparelho de pressão com mercúrio, e outras duas com registro de termômetros com mercúrio importados. Em compensação, há 63 registros de termômetros e 42 de aparelhos de pressão digitais.

A resolução prevê o prazo de até 1º de janeiro de 2019 para que o uso desses equipamentos seja substituído nos serviços de saúde de todo o país.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

Escrito por Redação

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. anvisa proibe o uso de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.