alexametrics
Capa do Álbum: Antena 1
ANTENA 1A RÁDIO ONLINE MAIS OUVIDA DO BRASIL

    Anvisa suspende importação de ranitidina produzida por laboratório da Índia

    Insumo, também, não pode ser comercializado, tampouco usado por aqui

    Placeholder - loading - news single img
    Anvisa proíbe ranitidina da fabricante da Índia. Crédito: iStock

    2486

    Publicada em  

    Após identificar a impureza, N-nitrosodimetilamina (NDMA), a Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, desde a última sexta-feira, 27 de setembro de 2019, suspendeu a importação da Ranitidina fabricada pelo laboratório localizado na Índia, Saraca Laboratories Limited. Além de não poder entrar mais no país, a indústria de medicamentos brasileira, também, não tem a permissão de usar, tampouco, comercializar remédios com essa substância produzida pelos indianos.

    Remédios com o insumo são usados para tratar doenças de ordem gástrica, como úlceras estomacais e azias.

    A medida é preventiva e cautelar, já que, de acordo com pesquisa feita em animais, a NDMA foi detectada como um possível agente cancerígeno humano. Mas, quando ingerida em quantidade muito baixa, a expectativa é que não ocasione dano nenhum.

    Nos Estados Unidos, foram encontrados níveis baixos em medicamentos, porém, maiores do que podem ser vistos em alimentos e na água. Então, a instituição, FDA, continua investigando o risco. E, aconselhou quem usa a medicação a trocá-la por outra alternativa terapêutica.

    Além da ação dessa agência reguladora norte-americana, outros órgãos, na Europa e na Índia, já avaliam alertado à população e tomado atitudes.

    A Anvisa vem realizando uma pesquisa e questionando os laboratórios que atuam no país a respeito do uso do elemento, caso algum deles utilizem o insumo indiano, o remédio deverá ser suspenso.

    Segundo o ‘’Times of India’’, na Índia, por exemplo, no último dia 26 de setembro, a GSK, a líder do segmento na região, que usa a ranitidina da Saraca Laboratories, começou um recall do Zinetac vendido no mercado local. Isso segue uma diretriz do DCGI, Drugs Controller General of India, que teve a iniciativa para garantir a segurança dos pacientes.

    Anteriormente, a Saraca já havia sido notificada pelo órgão europeu, ‘’European Directorate for Quality of Medicines’’, que suspendeu o item.

    1. Home
    2. noticias
    3. anvisa suspende importacao de …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.