alexametrics
Capa do Álbum: Antena 1
ANTENA 1A RÁDIO ONLINE MAIS OUVIDA DO BRASIL

    Apesar de especiais, cachorros não são os animais mais inteligentes

    Mesmo que seu cão seja um bom menino, ele pode não ser tão esperto quanto você pensa.

    Por Letícia Furlan

    Placeholder - loading - news single img

    Os cães têm um conjunto único de habilidades cognitivas, mas não são inerentemente mais inteligentes do que outros animais, diz o novo artigo, publicado na revista Learning & Behavior. "Os cães são especiais, mas não são excepcionais", diz a co-autora Britta Osthaus, professora sênior de psicologia da Christ Church University, no Reino Unido. "Eles são inteligentes, mas não são espertos".

    Stephen Lea, professora emérita de psicologia na Universidade de Exeter, no Reino Unido, viu muitos artigos sobre as habilidades especiais dos cães, mas notou que outros animais raramente eram testados usando os mesmos tipos de tarefas cognitivas. Trabalhando com Osthaus, Lea decidiu analisar mais de 300 estudos existentes sobre cognição animal, em um esforço para comparar cães com outras espécies equivalentes.

    Os cães se encaixam em três classificações principais: são carnívoros, uma ordem de animais composta principalmente de comedores de carne; são caçadores sociais, o que significa que eles trabalham juntos para encontrar e recuperar comida; e eles foram domesticados por humanos.

    Para seu novo trabalho, Osthaus e Lea compararam cães a espécies em cada uma dessas três categorias, como lobos (um ancestral próximo), cães selvagens e hienas (carnívoros e caçadores sociais), gatos (carnívoros e animais domesticados), golfinhos e chimpanzés. (caçadores sociais) e cavalos e pombos (animais domesticados). Em muitas categorias cognitivas - da capacidade de extrair informações de estímulos sensoriais à resolução de problemas e inteligência social - os pesquisadores descobriram que outros animais poderiam igualar ou superar as habilidades dos cães.

    "Eles são a única espécie no meio dessas três categorias, por isso são bastante especiais", diz Osthaus. Por causa de suas classificações sobrepostas, os caninos são especialmente adequados para certas tarefas, como servir de guias para cegos ou auxiliares de policiais. Mas em cada uma dessas três categorias, “você encontrará outros animais ou outras espécies que vão tão bem quanto os cães, ou talvez até melhor”.

    A opinião popular de que os cães são excepcionalmente inteligentes provavelmente persiste por algumas razões, explica Osthaus. Os cães são fáceis de estudar, por isso há mais informações sobre suas habilidades cognitivas do que as de outras espécies. E porque os seres humanos têm uma relação especialmente próxima com os cães, provavelmente há um elemento de viés de confirmação na literatura científica.

    "Nós gostamos que os nossos cães sejam muito inteligentes e gostamos que eles sejam apreciados", diz Osthaus. Mas tratar cães como uma espécie superinteligente pode na verdade estar fazendo um desserviço, diz ela. “Precisamos levar em conta que cachorros são cachorros. Precisamos ser justos com os cães, para saber quais são seus limites, por isso não esperamos muito”. A pesquisa também sugere que outros animais podem merecer mais crédito do que eles recebem.

    Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

    1. Home
    2. noticias
    3. apesar de especiais cachorros …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.