Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Após pedido de vistas, PEC dos Benefícios deve ser votada na 5ª em comissão

Placeholder - loading - 01/02/2021 REUTERS/Adriano Machado
01/02/2021 REUTERS/Adriano Machado

Publicada em  

Atualizada em  

(Reuters) - A proposta de emenda à Constituição (PEC) dos Benefícios, que amplia em 200 reais o valor do Auxílio Brasil, aumenta o Auxílio Gás e cria um auxílio aos caminhoneiros, deve ser votada na quinta-feira em comissão especial que analisa a matéria na Câmara dos Deputados, após um pedido de vista na madrugada desta quarta-feira.

A votação do colegiado sobre a proposta, chamada de 'PEC Kamikaze' por críticos, foi adiada para quinta, após a presidente da comissão especial, Celina Leão (PP-DF), conceder vista, já na madrugada desta quarta, para que os deputados analisassem pelo período de duas sessões o parecer do relator da matéria, Danilo Forte (União-CE).

Forte leu seu parecer sobre a PEC para os membros da comissão e manteve o texto já aprovado pelo Senado, como desejava o governo do presidente Jair Bolsonaro, que pretende acelerar a aprovação da medida pelo Congresso a menos de três meses do primeiro turno da eleição presidencial, marcado para 2 de outubro, quando Bolsonaro tentará a reeleição.

A PEC estabelece um estado de emergência para justificar a criação de novos benefícios em 2022 diante da alta dos combustíveis, o que, para críticos, trata-se de uma estratégia para burlar o teto de gastos e a lei eleitoral, além de ser uma manobra eleitoreira.

O texto já aprovado pelo Senado reajusta o Auxílio Brasil em 200 reais, além de aumentar o Auxílio Gás para o valor de 1 botijão de gás por bimestre, e não mais meio botijão. Também prevê auxílio a transportadores autônomos de carga (TAC) de 1.000 reais por mês, além de auxílio a taxistas, a ser regulamentado pelo Poder Executivo, até o limite de 2 bilhões de reais, e crédito de suplementação orçamentária de 500 milhões de reais ao Programa Alimenta Brasil.

Aprovada por vasta maioria no Senado, dado o custo político de se votar contra uma proposta que concede ajuda em um momento de alta de preços e em um ano eleitoral, a PEC deve manter essa tendência na Câmara.

Por se tratar de uma mudança na Constituição, o texto deverá passar por dois turnos de votação no plenário da Câmara e obter o apoio de três quintos da Casa, equivalente a 308 votos.

Caso seja alterada pelos deputados, a proposta precisará voltar ao Senado. Por isso mesmo, o governo trabalhou junto ao relator para que não modificasse o conteúdo já aprovado pelos senadores.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. apos pedido de vistas pec dos …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.