Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
    Veja todas as Notícias.

    Assassinato de Khashoggi 'aconteceu sob minha guarda', diz príncipe herdeiro saudita

    Placeholder - loading - Príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman 18/09/2019 Mandel Ngan/Pool via REUTERS
    Príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman 18/09/2019 Mandel Ngan/Pool via REUTERS

    Publicada em  

    RIAD (Reuters) - O príncipe herdeiro da Arábia Saudita disse que tem responsabilidade pelo assassinato do jornalista Jamal Khashoggi, cometido por agentes sauditas no ano passado, 'porque aconteceu sob minha guarda', de acordo com um documentário da rede pública norte-americana PBS que será exibido na semana que vem.

    Foi a primeira vez que Mohammed bin Salman, o governante de fato do reino, admitiu publicamente sua responsabilidade pessoal pelo assassinato cometido dentro do consulado saudita de Istambul por agentes vistos como próximos do príncipe.

    A CIA e alguns governos ocidentais disseram acreditar que o príncipe ordenou a morte, mas autoridades sauditas dizem que ele não se envolveu.

    A morte provocou uma revolta global, maculando a imagem do príncipe herdeiro e ameaçando planos ambiciosos para diversificar a economia do maior exportador de petróleo do mundo e arejar a reclusa sociedade saudita. Bin Salman não visitou nem os Estados Unidos nem a Europa desde então.

    'Aconteceu sob minha guarda. Assumo toda a responsabilidade, porque aconteceu sob minha guarda', disse ele a Martin Smith, da PBS, segundo uma prévia do documentário 'O príncipe herdeiro da Arábia Saudita', que deve ir ao ar no dia 1º de outubro, antes do aniversário de um ano da morte de Khashoggi.

    Depois de negativas iniciais, a narrativa saudita oficial atribuiu o crime a agentes rebeldes. O procurador-geral disse que o então vice-chefe de inteligência ordenou a repatriação de Khashoggi, que frequentou a realeza e depois se tornou seu crítico explícito, mas que o principal negociador ordenou que ele fosse assassinado depois que discussões sobre sua volta fracassaram.

    Saud al-Qahtani, ex-conselheiro de alto escalão da realeza que, segundo a Reuters noticiou, deu ordens aos assassinos via Skype, informou a equipe de agentes sobre as atividades de Khashoggi antes da operação, disse o procurador-geral.

    Segundo uma citação de Smith, ao ser indagado como o assassinato pôde acontecer sem que ele soubesse, Bin Salman disse: 'Temos 20 milhões de pessoa. Temos 3 milhões de funcionários no governo'.

    Smith perguntou se os assassinos podem ter usado jatos do governo, ao que o príncipe herdeiro respondeu: 'Tenho autoridades, ministros para acompanhar as coisas, e eles são responsáveis. Eles têm autoridade para fazê-lo'. Smith descreveu a conversa de dezembro, que aparentemente aconteceu longe das câmeras, na prévia do documentário.

    Em junho, um funcionário graduado do governo dos EUA disse à Reuters que o governo Trump estava pressionando Riad a fazer um 'progresso tangível' para responsabilizar as pessoas por trás do assassinato.

    (Por Stephen Kalin, em Riad, e Michelle Nichols, na ONU)

    Escrito por Reuters

    Últimas Notícias

    Placeholder - loading - Imagem da notícia Global Citizen: festival online tem apresentações de Elton John e mais

    Global Citizen: festival online tem apresentações de Elton John e mais

    Neste sábdo, 25 de setembro, acontece mais uma edição do Global Citizen, um dos maiores festivais beneficentes do mundo da música. A transmissão online é totalmente gratuita e será feita pelo canal oficial do evento no YouTube, a partir das 14h. 
     
    O mais legal sobre esse festival é que ele acontece durante 24 horas seguidas, sem interrupções. Então, se você é fã de música internacional esse é o evento certo para você curtir no seu final de semana. 
     
    As apresentações serão transmitidas de diversas cidades ao redor do mundo, sendo: Nova York, Los Angeles, Paris, Londres, Lagos, Rio de Janeiro, Sydney e Mumbai.  
     
    Para o evento, foram confirmadas presenças de Ed SheeranElton JohnDuran DuranStevie WonderShawn MendesKylie Minogue e muitos outros. Todos os cantores e bandas que vão participar do Global Citizen estão doando o seu tempo e seu show em prol de causas humanitárias, como melhores condições de vida da população, mudanças climáticas e uma melhor distribuição da vacina contra a Covid-19 ao redor do mundo. 
     
    Confira o line-up completo do evento:
     
    De Nova York
    Coldplay, Billie Eilish, Camila Cabello, Jennifer Lopez, Lizzo, Meek Mill e Shawn Mendes, Alessia Cara, Burna Boy, Cyndi Lauper, Jon Batiste e Lang Lang, Amber Ruffin, Andy Cohen, Billy Porter, Bonang Matheba, Bridget Moynahan, Connie Britton, Deborra-lee Furness, Desus Nice e The Kid Mero, Dikembe Mutombo, Katie Holmes, Nomzamo Mbatha, Padma Lakshmi, Rachel Brosnahan, Skip Marley e Tan France.
     
    De Paris
    Ed Sheeran, Elton John, Black Eyed Peas, Christine e as Rainhas, Doja Cat e Måneskin, Angélique Kidjo, Charlie Puth e Fatma Said.

    De Los Angeles
    Stevie Wonder, Adam Lambert, Chloe x Halle, Demi Lovato, HER, Migos, ONEREPUBLIC, Ozuna, The Lumineers e 5 Seconds of Summer, JoJo, Joseph Gordon-Levitt, Michaela Jaé Rodriguez, Maggie Q e Scott Evans.

    De Londres
    Duran Duran, Kylie Minogue, Nile Rodgers e Chic e Rag'n'Bone Man.

    De Lagos
    Femi Kuti, Davido, Tiwa Savage e Made Kuti, Ebuka Obi-Uchendu e Nancy Isime.

    Para asisstir ao Global Citizen 2021, clique no player abaxio:

    Veja também:

     
    Elton John e Charlie Puth se unem para um novo single, 'After All'
     
    'Tonight United': Duran Duran lança música em parceria com Giorgio Moroder

    2 D
    Placeholder - loading - Imagem da notícia Aos 81 anos, Ringo Starr lança novo EP com quatro músicas inéditas

    Aos 81 anos, Ringo Starr lança novo EP com quatro músicas inéditas

    Nesta sexta, 22 de setembro, o cantor e baterista, Ringo Starr, lançou seu mais novo álbum, 'Change The World'. O disco conta com 3 faixas autorais e uma regravação, sendo: “Let’s Change the World”, “Just That Way”, “Coming Undone” e “Rock Around the Clock”, de Bill Haley & His Comets.
     
    O diferencial deste trabalho é que ele foi produzido inteiramente no estúdio caseiro do musicista, localizado em Los Angeles nos Estados Unidos. Mas, para isso, Ringo contou com a ajuda de diversos artistas, como o jazzista Trombone Shorty e a produtora Linda Perry. 
     
    Com a pandemia do coronavírus, a banda de Ringo, All-Star Band, foi impedida de realizar a turnê como haviam programado e, de acordo com o cantor, gravar e lançar músicas foi o que o ajudou a passar pelo isolamento social. “Ter um estúdio em casa foi a minha salvação”, declarou o ex-Beatle
     
    E, claro, desse escape surgiu um trabalho repleto de letras positivas e de melodias marcantes, que deixou um gostinho de quero mais nos seus fãs ao redor mundo.  
     
    Clique no player abaixo para ouvir 'Change The World' completo:
     
     
     
    Em março deste ano, o artista já havia disponibilizado em suas redes sociais o álbum 'Zoom In', também produzido por ele durante a quarentena. O EP conta com cinco faixas totalmente inéditas e com participações dos instrumentistas Nathan East, Steve Lukather, Bruce Sugar, Benmont Tench, Charlie Bisharat, Jacob Braun e Jim Cox.
     
    O single de divulgação desse disco foi 'Here's To The Nights', escrito pela cantora e compositora norte-americana Diane Warren, e é uma canção muito especial para Ringo, já que Paul McCartney, Lenny Kravitz, Joe Walsh, Corinne Bailey Rae, Jenny Lewis e Eric Burton também participam da versão final desta faixa. 
     
    O videoclipe oficial da música fez tanto sucesso que já conta com mais de 800 mil visualizações no YouTube. Confira: 
     
     
    Veja também:
     
    Ouça o dueto de Ray Charles com Steve Tyrell
     
    'Tonight United': Duran Duran lança música em parceria com Giorgio Moroder

    2 D
    Placeholder - loading - Imagem da notícia 'Tonight United': Duran Duran lança música em parceria com Giorgio Moroder

    'Tonight United': Duran Duran lança música em parceria com Giorgio Moroder

    Esta sexta-feira, 24 de setembro, já começou com várias novidades no mundo da música e isso inclui o lançamento de 'Tonight United', sendo esse o novo single de Duran Duran em parceria com o rei do disco, Giorgio Moroder. A canção faz parte de  'Future Past', décimo quinto disco de estúdio da banda. 
     
    Em nota, Simon Le Bond, vocalista do grupo, declarou: "Giorgio Moroder, Duran Duran ... isso é música para um mundo que está se reunindo”. 
     
    Um dos motivos para 'Tonight United' ter sido divulgada hoje, é que a canção é a música tema do festival 'Global Citizen' - que acontece neste sábado (25), em Londres, e será transmitido ao vivo pelo YouTube do evento. Clique aqui para acessar o canal do show.  
     
    Veja o vídeo oficial da música: 
     
     
    “Quando entramos em estúdio pela primeira vez no final de 2018, eu estava tentando persuadir os caras de que tudo o que precisávamos fazer era escrever duas ou três faixas para um EP. Quatro dias depois, com o núcleo de mais de 25 canções fortes, que todas mereciam desenvolvimento, percebi que estaríamos nisso por um longo tempo, mas isso foi antes de Covid-19. Então, aqui estamos nós em 2021 com nosso 15º álbum de estúdio e nos esforçando ao máximo", afirmou Le Bond.  
     
    As demais faixas do disco também contém parcerias com grandes artistas da indústria musical, como Mark Ranson, Lykke Li, To Love, CHAI, Graham Coxon do Blur e Mick Grason - tecladista de David Bowie. 
     
    'Future Past' estará disponível em sua versão completa a partir do dia 22 de outubro deste ano. Confira as músicas foram publicadas, até o momento:
     
     
    Veja mais:
     
    Shows lendários de Bruce Springsteen ganham data de lançamento
     
    Genesis inicia turnê de despedida 'The Last Domino Tour?' na Inglaterra

    2 D
    1. Home
    2. noticias
    3. assassinato de khashoggi …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.