Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Assembleia Nacional da Venezuela nomeia aliado de Maduro como novo chefe de principal autoridade eleitoral

Placeholder - loading - Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro  12/06/2022 Palácio de Miraflores/Divulgação via REUTERS
Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro 12/06/2022 Palácio de Miraflores/Divulgação via REUTERS

Publicada em  

Por Deisy Buitrago e Vivian Sequera

CARACAS (Reuters) - A Assembleia Nacional da Venezuela, dominada pelo Partido Socialista do governo, nomeou nesta quinta-feira Elvis Amoroso, um aliado do governo do presidente Nicolás Maduro, como chefe do Conselho Nacional Eleitoral (CNE).

Antes de ser nomeado chefe do CNE – a mais alta autoridade eleitoral da Venezuela – Amoroso trabalhou como controlador-geral do país sul-americano, supervisionando a utilização de verbas públicas.

A escolha de Amoroso ocorre no momento em que Washington afirma estar preparado para aliviar as sanções contra a Venezuela, mas apenas se Maduro tomar medidas concretas rumo a eleições livres.

Enderson Sequera, diretor estratégico da consultoria Politiks, disse que nomear Amoroso neste momento sinaliza uma “confirmação tácita” de que o governo de Maduro quer entrar nas negociações em uma posição de força.

A escolha de um académico, por exemplo, em vez de um nome leal como Amoroso, seria vista como “uma concessão antecipada aos Estados Unidos”, acrescentou Sequera.

Durante seu mandato como controlador-geral, Amoroso decidiu contra vários políticos da oposição e candidatos a governos estaduais e, mais recentemente, contra candidatos da oposição que disputavam uma nomeação presidencial para as eleições de 2024, tornando-os inaptos a ocupar cargos públicos por razões que a oposição considera infundadas.

Amoroso substitui Pedro Calzadilla, que se demitiu em Junho juntamente com os outros sete dirigentes da CNE. Apenas dois desses dirigentes estavam ligados à oposição.

Os políticos da oposição passaram a organizar de forma independente as eleições primárias após a renúncia de Calzadilla.

Quem vencer as primárias enfrentará o candidato do partido no poder em 2024, que se presume ser o atual presidente Nicolás Maduro, embora este ainda não tenha confirmado isso.

As primárias da oposição acontecerão em 22 de outubro.

(Reportagem de Vivian Sequera)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. assembleia nacional da …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.