Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Draghi indica que BCE pode fornecer mais estímulo se inflação não acelerar

Placeholder - loading - Mario Draghi, presidente do Banco Central Europeu (BCE) durante coletiva de imprensa em Frankfurt, na Alemanha 07/03/2019 REUTERS/Kai Pfaffenbach
Mario Draghi, presidente do Banco Central Europeu (BCE) durante coletiva de imprensa em Frankfurt, na Alemanha 07/03/2019 REUTERS/Kai Pfaffenbach

Publicada em  

Atualizada em  

Por Francesco Canepa e Balazs Koranyi

SINTRA, Portugal (Reuters) - O Banco Central Europeu precisará afrouxar a política monetária de novo caso a inflação não acelere, afirmou o presidente do BCE, Mario Draghi, nesta terça-feira, sinalizando uma das maiores reviravoltas de seu mandato de oito anos.

Depois de quatro anos de estímulo sem precedentes para reanimar a economia da zona do euro após a crise da dívida, o BCE vinha preparando o mercado para um aperto na política monetária, chamado de 'normalização' - apenas para ver uma guerra comercial global prejudicar seus planos em questão de meses.

O problema é que, com os juros em mínimas históricas e a carteira do BCE já inchada para 4,7 trilhões de euros, sua munição restante é limitada, levantando dúvidas sobre a provável eficácia de quaisquer outras medidas.

'Na ausência de melhora, como se o retorno da inflação ao nosso objetivo estiver ameaçado, estímulo adicional será necessário', disse Draghi em conferência anual do BCE em Sintra, Portugal.

Com apenas quatro meses restantes de seu mandato, a desaceleração também é uma ameaça ao legado de Draghi. A promessa do italiano em 2012 de fazer 'o que for preciso' para salvar o euro possui bastante crédito por ter mantido o bloco monetário unido durante os dias mais sombrios de sua crise.

'(Nós) usaremos toda a flexibilidade dentro de nosso mandato para cumprir nosso mandato --e faremos isso de novo para responder a qualquer desafio à estabilidade de preços no futuro', disse Draghi. 'A política monetária continua comprometida com seu objetivo e não se resigna à inflação baixa demais.'

Mas Draghi não é o único em ter que recuar.

O Federal Reserve primeiro desistiu do aumento da taxa de juros e pode, nesta semana, sinalizar cortes nos custos dos empréstimos já que a turbulência global tem afetado a confiança, atingindo as ações e o comércio global.

Draghi disse que o BCE, que não alcança sua meta de inflação de pouco menos de 2% desde 2013, ainda pode cortar os juros, ajustar sua orientação de política monetária e afirmou ter um 'espaço considerável' para mais compras de ativos.

Ele também disse que o BCE pode oferecer 'medidas de contenção' para compensar os efeitos indesejados dos juros negativos, um comentário que sinaliza que uma taxa de depósito escalonada também está em consideração.

O BCE agora usará as 'próximas semanas' para estudar suas opções, disse ele, sugerindo que uma ação pode acontecer em breve.

Os comentários, interpretados pelos mercados como inesperadamente 'dovish', derrubavam o euro em cerca de 0,3% em relação ao dólar, enquanto as ações devolviam as perdas anteriores e os rendimentos dos títulos caíam ainda mais, muitos para um território de mínima recorde.

Os mercados já precificam um corte de 15 a 25 pontos básicos na taxa de depósito do BCE já negativa em 0,40% - uma grande mudança em comparação ao início do ano, quando elevações dos juros ainda estavam em consideração.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. bce fornecera mais estimulo …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.