Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

BCE pode elevar novamente projeções de crescimento para a zona do euro, diz Lagarde

BCE pode elevar novamente projeções de crescimento para a zona do euro, diz Lagarde

Reuters

10/12/2025

Placeholder - loading - Presidente do BCE, Christine Lagarde 17/04/2025 REUTERS/Kai Pfaffenbach
Presidente do BCE, Christine Lagarde 17/04/2025 REUTERS/Kai Pfaffenbach

FRANKFURT, 10 Dez (Reuters) - A economia da zona do euro está se mostrando resistente às tensões comerciais e o bloco está crescendo próximo ao seu potencial, o que pode levar o banco central Europeu a elevar as projeções de crescimento na próxima semana, disse a presidente do BCE, Christine Lagarde, nesta quarta-feira.

Esperava-se que a zona do euro sofresse uma queda no crescimento, conforme as tarifas dos EUA, a alta do euro e o aumento da concorrência da China corroem as exportações. Mas os resultados reais foram muito mais benignos, apontando para uma economia doméstica bastante resiliente.

'Nos últimos exercícios de projeção, melhoramos nossas projeções', disse Lagarde em um evento do Financial Times. 'Minha suspeita é que talvez façamos isso novamente em dezembro.'

Ela apontou os indicadores de confiança, incluindo os de manufatura, e os dados de emprego como sinais de resiliência.

Lagarde também repetiu seu mantra de que a política monetária está em uma 'boa posição', o que investidores consideram como uma sinalização de que não é necessária nenhuma mudança na taxa de juros.

Os investidores financeiros veem uma chance quase nula de qualquer mudança na taxa de juros na próxima reunião do BCE, em 18 de dezembro, e preveem taxas inalteradas nos próximos meses, com a inflação tendo oscilado perto da meta de 2% durante todo o ano.

Lagarde, no entanto, rebateu apelos do presidente francês Emmanuel Macron por uma política monetária mais favorável ao crescimento, argumentando que empréstimos mais baratos pouco fariam para corrigir falhas estruturais, incluindo barreiras internas que dificultam o fluxo de bens e capital.

'Se eu baixasse as taxas de juros ao máximo, se eu fizesse uma flexibilização quantitativa maciça, (...) isso mudaria as barreiras de que eu estava falando?'

'Isso facilitaria a movimentação de mercadorias e a prestação de serviços entre os estados-membros? Não, não facilitaria', disse Lagarde.

Ainda assim, ela disse que esse é um bom debate a ser realizado e que seria 'interessante' considerar uma mudança no Tratado da UE, que define a função principal do BCE como sendo a de proporcionar estabilidade de preços.

(Reportagem de Balazs Koranyi)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.