Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Benefícios de vacina da AstraZeneca superam os riscos, diz OMS durante análise

Placeholder - loading - 09/09/2020 REUTERS/Dado Ruvic/Foto ilustrativa
09/09/2020 REUTERS/Dado Ruvic/Foto ilustrativa

Publicada em  

Atualizada em  

Por Stephanie Nebehay

GENEBRA (Reuters) - Uma comissão de análise de segurança de vacinas da Organização Mundial da Saúde (OMS) disse nesta quarta-feira que considera que os benefícios da vacina contra Covid-19 da AstraZeneca superam seus riscos e recomenda que as vacinações continuem.

A OMS listou a vacina da AstraZeneca e da Universidade de Oxford para uso emergencial no mês passado, ampliando o acesso à vacina relativamente barata no mundo em desenvolvimento.

Mais de uma dúzia de países europeus suspenderam o uso da vacina nesta semana devido a preocupações sobre sua segurança.

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) disse que está investigando relatos de 30 casos de problemas sanguíneos incomuns entre cinco milhões de pessoas que receberam a vacina da AstraZeneca. No total, 45 milhões de vacinas contra Covid-19 já foram distribuídas na região.

A agência reguladora da União Europeia divulgará suas conclusões na quinta-feira, mas sua chefe, Emer Cooke, disse não ver motivo para mudar sua recomendação sobre a AstraZeneca --uma de quatro vacinas que aprovou.

A OMS disse que seu Comitê Global de Aconselhamento sobre Segurança de Vacinas está analisando cuidadosamente os dados de segurança disponíveis mais recentes da vacina da AstraZeneca.

'Assim que a análise estiver concluída, a OMS comunicará as conclusões ao público imediatamente', disse a entidade em um comunicado um dia depois de seus especialistas realizarem uma reunião a portas fechadas.

'A esta altura, a OMS considera que os benefícios da vacina da AstraZeneca superam seus riscos e recomenda que as vacinações continuem', acrescentou.

Kate O'Brien, diretora do Departamento de Imunização, Vacinas e Produtos Biológicos da OMS, disse que seu comitê de segurança de vacinas está analisando se efeitos adversos, como coágulos sanguíneos, de fato têm relação com a vacinação.

'Não deveríamos interpretar exageradamente este números específicos que saem dos testes. Elas são vacinas altamente eficazes, são vacinas que salvam vidas, são vacinas seguras e deveríamos continuar a distribui-las', disse O'Brien em uma coletiva de imprensa.

'Então, qualquer um a quem se ofereça uma vacina deveria receber o que quer se se esteja oferecendo pelo programa para que as vacinas que estão sendo oferecidas sejam usadas para seu benefício máximo.'

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. beneficios de vacina da …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.