Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Berkshire alerta sobre deepfakes de IA que se fazem passar por Warren Buffett

Berkshire alerta sobre deepfakes de IA que se fazem passar por Warren Buffett

Reuters

07/11/2025

Placeholder - loading - Imagem de Warren Buffett durante evento da Berkshire Hathaway em maio. REUTERS/Brendan McDermid
Imagem de Warren Buffett durante evento da Berkshire Hathaway em maio. REUTERS/Brendan McDermid

Atualizada em  07/11/2025

(Reuters) - Warren Buffett tem uma mensagem para as pessoas que geram ou visualizam imitações dele criadas por inteligência artificial. Existe apenas um Oráculo de Omaha.

A Berkshire Hathaway disse na quinta-feira que vídeos usando imagens geradas por IA de seu presidente-executivo estão circulando no YouTube, com comentários que ele nunca fez.

O investidor de 95 anos, conhecido por seus instintos de mercado e pelo apelido 'Oráculo de Omaha', tem se tornado cada vez mais um alvo de imitadores de IA.

Embora os recursos visuais muitas vezes imitem Buffett, a Berkshire disse que o áudio normalmente apresenta um discurso plano e genérico com uma voz que 'claramente' não é dele.

Em um comunicado à imprensa intitulado 'It's Not Me' ('Não sou eu'), a empresa destacou um vídeo, 'Warren Buffett: The #1 Investment Tip For Everyone Over 50 (MUST WATCH)', no qual uma voz personificada oferece conselhos sobre investimentos.

'As pessoas menos familiarizadas com o Sr. Buffett podem acreditar que esses vídeos são reais e serem enganadas pelo conteúdo', disse a Berkshire. 'O Sr. Buffett está preocupado com o fato de que esses tipos de vídeos fraudulentos estão se tornando um vírus que se espalha.'

O aumento da tecnologia deepfake e das ferramentas de voz orientadas por IA tem facilitado a produção de falsificações realistas de figuras públicas.

Em maio, a polícia federal dos EUA, FBI, informou que agentes mal-intencionados usaram chamadas de voz e mensagens de texto geradas por IA para se passarem por autoridades dos EUA na tentativa de acessar contas pessoais de funcionários governamentais.

Buffett já havia reclamado de pessoas que se passavam por ele, inclusive por meio de imitações cada vez mais convincentes feitas com ferramentas de IA.

Em outubro de 2024, duas semanas antes da eleição presidencial dos EUA, Buffett alertou sobre 'alegações fraudulentas' de que ele havia endossado candidatos políticos e produtos de investimento.

Buffett se afastou amplamente dos endossos políticos depois de apoiar o ex-presidente Barack Obama e a candidata democrata Hillary Clinton.

O investidor deixará o cargo de presidente-executivo da Berkshire no final do ano e será sucedido pelo vice-presidente da companhia, Greg Abel.

(Por Pritam Biswas)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.