Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

BRF e Carrefour estão entre empresas com resultados trimestrais afetados por greve dos caminhoneiros

Placeholder - loading - Imagem da noticia "BRF e Carrefour estão entre empresas com resultados trimestrais afetados por greve dos caminhoneiros"

Publicada em  

Por Gram Slattery e Ana Mano

SÃO PAULO (Reuters) - Os resultados trimestrais de empresas de setores que vão de proteína animal a shoppings centers, como BRF e JBS, serão permeados pelos efeitos da greve dos caminhoneiros que deixou o país paralisado durante 11 dias no final de maio.

Como resultado da greve, cerca de 167 fábricas do setor de carnes pararam as operações, causando 3 bilhões de reais em prejuízos para empresas processadoras de carne suína e de frango, segundo estimativas da associação que representa o setor, ABPA.

Isso veio em cima da decisão do governo brasileiro de suspender a exportação de algumas unidades da BRF e da proibição da União Europeia de importação de alguns produtos de carnes brasileiros que assustaram os investidores.

'Para o segundo trimestre, esperamos que a maior parte destas companhias, especialmente a BRF, mas também a JBS , mostrem pressões sobre as margens na comparação anual', disse Benjamin Theurer, analista do Barclays, na Cidade do México.

Apesar da greve ter durado menos de duas semanas, os efeitos colaterais duraram muito mais tempo, acrescentou Theurer, com as filas de navios esperando para entrar nos portos recuando lentamente.

Já analistas do BTG Pactual estimam que o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) da BRF caia cerca de 32 por cento na comparação anual.

Mais abaixo na cadeia de suprimentos, varejistas de alimentos como o GPA

'Produtos de alta rotatividade, commodities, produtos que vencem praticamente diariamente, foram atingidos pela greve de duas semanas', disse Rogerio Soares, sócio na Eneas Pestana & Associados, uma das principais consultorias em varejo do Brasil.

Uma série de outros setores expostos ao varejo, como operadores de shopping centers, que incluem BR Malls Participações e Iguatemi, também deve mostrar efeitos da paralisação dos caminhoneiros nos resultados.

NEM TUDO FOI RUIM

O cenário macroeconômico, no entanto, não foi totalmente negativo no segundo trimestre.

Em antecipação ao início da Copa do Mundo da Rússia, as vendas de uma série de setores, incluindo cervejarias como a Ambev e a rede de móveis e eletrodomésticos Magazine Luiza, subiram.

Além disse, algumas companhias viram efeitos positivos da greve dos caminhoneiros.

A proibição de exportações de carne de aves para a UE levou a políticas de preços extremamente agressivas no mercado doméstico. Mas a greve dos caminhoneiros reduziu a oferta das granjas que se viram forçadas a abater milhões de animais, reduzindo a pressão de sobreoferta no mercado interno, disse Theurer, do Barclays.

No início de julho, o GPA publicou forte crescimento de receita, apesar da greve dos caminhoneiros ter atingido 0,7 por cento do total das vendas do grupo. O desempenho foi apoiado pela bandeira de atacarejo Assaí.

Conforme muitas companhias de alimentos e bebidas não conseguiram entregar seus produtos diretamente aos clientes como resultado da greve, estes clientes recorreram às lojas de atacarejo.

'As lojas de atacarejo ajudaram a preencher este vácuo', disse Soares.

Escrito por Thomson Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. brf e carrefour estao entre …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.