Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Cerca de 10% da população da Índia escapou da pobreza em 5 anos, mostra relatório do governo

Placeholder - loading - Moradores caminham em becos de Dharavi, uma das maiores favelas da Ásia, em Mumbai, na Índia 12/03/2015 REUTERS/Danish Siddiqui
Moradores caminham em becos de Dharavi, uma das maiores favelas da Ásia, em Mumbai, na Índia 12/03/2015 REUTERS/Danish Siddiqui

Publicada em  

Por Manoj Kumar

NOVA DÉLHI (Reuters) - Quase 135 milhões de pessoas, cerca de 10% da população da Índia, escaparam da pobreza em um período de cinco anos até março de 2021, revelou um relatório do governo nesta segunda-feira.

As áreas rurais tiveram a maior queda na pobreza, de acordo com o estudo, que usou o Índice de Pobreza Multidimensional da Organiação das Nações Unidas (MPI), baseado em 12 indicadores como desnutrição, educação e saneamento. Se as pessoas são carentes em três ou mais áreas, elas são identificadas como 'pobres MPI'.

'Melhorias na nutrição, anos de escolaridade, saneamento e combustível para cozinhar desempenharam um papel significativo na redução da pobreza', disse Suman Bery, vice-presidente do NITI Aayog, o grupo de estudos do governo que divulgou o relatório.

A porcentagem da população que vive na pobreza caiu para 15% entre 2019 e 2021, ante 25% entre 2015 e 2016, segundo o relatório, baseado na Pesquisa Nacional de Saúde da Família 2019-2021.

Um relatório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) divulgado na semana passada disse que o número de pessoas que vivem na pobreza multidimensional caiu para 16,4% da população da Índia em 2021, de 55% em 2005.

De acordo com estimativas do PNUD, o número de pessoas que viviam abaixo da linha de pobreza de 2,15 dólares por dia caiu para 10% na Índia em 2021.

O governo indiano oferece grãos gratuitos para cerca de 800 milhões de pessoas, cerca de 57% da população de 1,4 bilhão do país, enquanto os Estados gastam bilhões de dólares em subsídios para educação, saúde, eletricidade e outros serviços.

O Estado que viu o maior número de pessoas saindo da pobreza foi Uttar Pradesh, com 343 milhões de pessoas, seguido pelos Estados de Bihar e Madhya Pradesh, mostrou o relatório.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. cerca de 10 da populacao da …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.