Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Embaixada dos EUA é mais recente alvo em onda de cartas-bomba na Espanha

Embaixada dos EUA é mais recente alvo em onda de cartas-bomba na Espanha

Reuters

01/12/2022

Placeholder - loading - Ambulância é vista saindo da base da Força Aérea de Torrejon de Ardoz depois que um suposto artefato explosivo escondido em um envelope foi enviado para a base  1/12/2022   REUTERS/Violeta Santos Mour
Ambulância é vista saindo da base da Força Aérea de Torrejon de Ardoz depois que um suposto artefato explosivo escondido em um envelope foi enviado para a base 1/12/2022 REUTERS/Violeta Santos Mour

Atualizada em  01/12/2022

Por Belén Carreño e Emma Pinedo

MADRI (Reuters) - Especialistas em desativação de bombas desativaram uma carta-bomba na Embaixada dos Estados Unidos em Madri nesta quinta-feira, o sexto dispositivo desse tipo enviado a alvos de alto perfil em uma onda que levou a Espanha a reforçar a segurança e prometer não ser dissuadida de apoiar a Ucrânia.

A campanha começou com um pacote enviado ao primeiro-ministro Pedro Sánchez em 24 de novembro, levando Madri a reforçar a segurança em torno de prédios públicos. Desde quarta-feira, dispositivos semelhantes também foram enviados ao Ministério da Defesa, a uma base da Força Aérea, a um fabricante de armas e à embaixada ucraniana - onde uma oficial de segurança ficou levemente ferida.

A ministra da Defesa da Espanha, Margarita Robles, que visitou a cidade portuária ucraniana de Odessa na quinta-feira e se encontrou com seu colega ucraniano, Oleksii Reznikov, disse que as cartas-bomba não impedirão a Espanha de apoiar a 'causa justa' da Ucrânia.

'O que precisa ficar muito claro é que nenhuma dessas entregas ou qualquer outra ação violenta mudará o compromisso claro e firme da Espanha, dos países da Otan e da União Europeia de apoiar a Ucrânia', disse ela.

O pacote interceptado mais recente foi na Embaixada dos EUA por agentes de segurança e posteriormente detonado em uma explosão controlada pela polícia espanhola.

Na quarta-feira, um pacote endereçado ao embaixador ucraniano na Espanha explodiu na embaixada do país enquanto uma oficial de segurança o investigava, causando ferimentos leves nas mãos e uma concussão. A segurança também foi reforçada em torno das embaixadas.

Mais tarde na quarta-feira, a Instalaza, fabricante de armas em Zaragoza, nordeste da Espanha, que enviou mais de 1.000 lançadores de foguetes C90 para a Ucrânia, recebeu outro pacote e, na quinta-feira, uma base da Força Aérea que abriga um centro de satélites da União Europeia, o Ministério da Defesa da Espanha e a Embaixada dos EUA também receberam pacotes.

Depois que o pacote para a embaixada ucraniana detonou, o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, ordenou que todas as embaixadas de Kiev no exterior reforçassem a segurança 'urgentemente'.

O embaixador da Ucrânia na Espanha, Serhii Pohoreltsev, pareceu culpar a Rússia.

'Temos instruções do ministério da Ucrânia de que, dada a situação, devemos estar preparados para qualquer tipo de incidente... atividades russas fora do país', disse ele à emissora de televisão espanhola TVE na quarta-feira.

A Rússia invadiu a Ucrânia há nove meses no que chama de 'operação militar especial' que Kiev e o Ocidente descrevem como uma apropriação de terras imperialista não provocada.

'CHAMAS REPENTINAS'

As primeiras indicações sugerem que os pacotes foram enviados de dentro da Espanha, disse o vice-ministro do Interior do país a jornalistas.

Rafael Pérez, o ministro júnior responsável pela segurança, disse que os dispositivos caseiros foram enviados em pacotes marrons contendo um pó inflamável e um disparador que geraria 'chamas repentinas' em vez de uma explosão.

Os pacotes foram endereçados aos responsáveis das instituições para as quais foram enviados.

A Suprema Corte da Espanha, especializada em terrorismo, abriu uma investigação, disse uma fonte judicial.

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.