Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Colômbia e rebeldes do ELN dão primeiros passos na direção de cessar-fogo

Placeholder - loading - Chefe da equipe de negociação do governo colombiano, Otty Patino, e o chefe do grupo  Exército de Libertação Nacional (ELN), Pablo Beltran, assinam acordo em segunda rodada de diálogos de paz na Cidad
Chefe da equipe de negociação do governo colombiano, Otty Patino, e o chefe do grupo Exército de Libertação Nacional (ELN), Pablo Beltran, assinam acordo em segunda rodada de diálogos de paz na Cidad

Publicada em  

BOGOTÁ (Reuters) - O governo da Colômbia e o grupo guerrilheiro de esquerda ELN deram os primeiros passos em direção a um acordo de cessar-fogo bilateral e temporário, disseram os chefes de suas delegações nas negociações de paz nesta sexta-feira, ao encerrarem seu segundo ciclo de conversas, na Cidade do México.

O ELN é o grupo rebelde mais antigo da Colômbia, e as negociações são a pedra angular dos esforços do presidente Gustavo Petro -- ele próprio membro dos agora desmobilizados insurgentes do M-19 -- para trazer 'paz total' à Colômbia.

Petro se comprometeu a negociar acordos de paz ou de rendição com os rebeldes remanescentes e gangues criminosas, e implementar plenamente um acordo firmado anteriormente com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), assinado em 2016.

'Demos os primeiros passos para firmar um cessar-fogo bilateral, nacional e temporário que criará melhores condições para a mobilização e participação dos colombianos no processo de paz', disse Pablo Beltrán, do ELN.

A trégua será um grande desafio para o terceiro ciclo de negociações, previsto para ocorrer em Cuba, assim como irá desenvolver um 'plano piloto' para a paz e a ampliação da participação nas negociações, disse Otty Patino, chefe da delegação do governo.

Um cessar-fogo marcaria um progresso importante após a confusão sobre o anúncio de Petro no final do ano passado sobre uma suspensão combinada das hostilidades forçar os dois lados a realizar breves discussões de emergência em Caracas.

Na véspera de Ano Novo, Petro anunciou um acordo de cessar-fogo, mas dias depois o ELN disse não concordar com a medida.

(Reportagem de Julia Symmes Cobb)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. colombia e rebeldes do eln …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.