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    Como melhorar a alimentação

    Especialistas do exterior fornecem recomendações simples, mas que podem surtir um grande efeito positivo

    Por Larissa Valença

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    De acordo com publicação do jornal colombiano ‘’El Tiempo’’, a Organização Pan-americana da Saúde apontou como ter uma dieta saudável. Os conselhos podem levar a uma vida mais longa e saudável.

     

    Para a instituição, o que se come e se bebe impacta na capacidade do corpo de combater infecções. Vamos a listagem:

    Tente consumir uma variedade de produtos


    O organismo precisa de inúmeros nutrientes e não há nenhum alimento, com exceção do leite materno, que contêm todas essas substâncias necessárias. Por isso, é relevante comer uma série de itens frescos e nutritivos.

    Dicas

    Na dieta diária, o ideal é ingerir uma mescla dos alimentos básicos, como trigo; milho; arroz; batatas; legumes, como lentilhas, feijões; bastante fruta fresca; verduras; e alimentos de origem animal, como carne, peixe, ovos e leite.

    O mais indicado é optar por itens integrais, como é o caso do arroz. Pois são ricos em fibras valiosa e ajudam a ficar saciado por um período mais longo.


    Já em relação as carnes, deve-se escolher as carnes mais magras possíveis ou retirar a gordura aparente.

     

    Quanto ao modo de preparo, cozinhe ao vapor, no lugar de fritar os produtos

    Recomendações relativas aos lanches da tarde, são: grãos, como nozes- tudo sem adição de sal- e frutas secas.

     

    Reduza o sal e o açúcar

    Consumir muito sal pode desencadear em inúmeras doenças. É importante ter em vista que a substância já está presente e em grande quantidade na maioria dos alimentos processados.

     

    Já o açúcar pode levar a problemas crônicas. E nesse caso, também, é relevante se ater aos açúcares ocultos nos produtos industrializados.


    Conselhos


    Ao cozinhar, use com moderação o sal e diminua a utilização de molhos, por exemplo, como o de soja.


    Ao comer verduras, grãos e frutas enlatadas ou seca, compre as variedades sem sal e açúcar.

     

    Não consuma doces e bebidas açucaradas em excesso.


    Lembre-se que as papilas gustativas se adaptam rapidamente. Então, com o tempo será possível desfrutar dos alimentos com menor quantidade dos itens nocivos, mas com mais sabor.

     


    Diminua a utilização de gorduras e azeite

    A gordura faz parte do regime alimentar, porém, é necessário frear certos hábitos. E sempre prestar atenção na gordura trans, por exemplo, super maléfica a saúde, podendo aumentar o risco de doença cardíaca em quase 30%.

    Indicações

    Substitua a manteiga por óleos mais saudáveis como canola, cartámo ou girassol.

     

    Adquira carnes brancas, como frango e peixe, pois têm menos gorduras do que a carne vermelha. Limite a ingestão de carnes processadas.

    Outro costume básico para comer melhor é sempre checar os rótulos dos alimentos, e evitar os processados, rápidos e fritos.

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