Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Conheça porto robotizado em funcionamento na China

Seres humanos são parte importante do processo

Placeholder - loading - Porto em cidade no noroeste da China se destaca. Crédito: iStock
Porto em cidade no noroeste da China se destaca. Crédito: iStock

Publicada em  

Na China, um porto chama a atenção. Esse é o primeiro terminal de contêineres totalmente automatizado da Ásia e um dos mais avançados do mundo. Seres humanos estão presentes no local em uma área considerada pequena, de 660 metros, porém, desempenham função crucial, atuam supervisionando as tarefas por meio de um centro de controle, de acordo com informação publicada pelo site argentino, ‘’La Nacion’’.

O local, que fica em Qianwan, noroeste do país asiático, foi inaugurado em maio de 2017. Depois de uma obra feita em só três anos, um ano a menos do que o habitual.

O lugar comporta os maiores contêineres do planeta, capazes de transportar mais de 20 mil toneladas.

Como funciona

Vários tipos de tecnologia fazem o ambiente funcionar perfeitamente… Uma série de braços robóticos solta e âncora cada caixa metálica, sete gruas sem nenhum operário desembarcam as imensas estruturas do barco na terra, 38 veículos autônomos elétricos fazem o transporte preciso.

Mais gruas são usadas na última fase do processo, antes do carregamento dos caminhões que vão abastecer o destino final. Aliás, as portas desses automóveis, também, são automáticas, e reconhecem cada enorme peça para evitar erros.

Um dos detalhes mais interessante com esse tipo de operação: os custos laborais foram reduzidos em 70% e a produtividade aumentou em 30%.

Antes eram necessários cerca de 60 colaboradores para descarregar as embarcações e agora são apenas nove, que controlam tudo a partir da sala computadorizada.

Outro diferencial: por lá, eles utilizam leitores movidos a laser para localizar de modo certeiro todos os pontos de ancoragem no canto dos contêineres, assim, conseguem trabalhar em total escuridão. Ou seja, até de noite, mantêm o mesmo ritmo operacional.

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. conheca porto robotizado em …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.