Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
    Veja todas as Notícias.

    Covid-19: Uruguai dá exemplo de ensino a distância

    Uruguai é nota 10 em ensino remoto na pandemia.

    Publicada em  

    Transcrito:

    A professora Vanina Viera está se preparando para sua aula.

    Vania Viera (Sem identificação): “Olá, Oriana, Javier... Franchesca, como você está?”.

    O ensino remoto foi uma novidade para muitas crianças em todo mundo, quando a covid-19 restringiu a vida pública no ano passado. Mas não para crianças no Uruguai.

    Robert Silva (Gestor educacional): “Investimento tecnológico na educação, já há muito tempo. Primeiro com a conectividade, depois com o Plano Ceibal, depois com a transformação – não só com a entrega de dispositivos, mas de equipamentos tecnológicos, plataformas e bibliotecas digitais. E, em segundo lugar, o comprometimento e o profissionalismo dos docentes, que permitiu um trabalho articulado com as famílias para prosseguir virtualmente”.

    Há mais de uma década, o país implementou a política de “um laptop por criança”. O Uruguai forneceu um computador para cada um de seus alunos. Instalou acesso à internet gratuito em locais públicos e criou o Plano Ceibal, uma agência estatal para educação digital.

    Leandro Folgar (Presidente do Plano Ceibal): "O que possibilitou ao Uruguai responder rapidamente [à pandemia] foi que a infraestrutura já estava instalada. Mas também ajudou o fato de o Ceibal ter sido planejado para oferecer centros educacionais abertos. E isso criou uma dificuldade, pois o obrigou a amadurecer e se adaptar muito rápido”.

    No início da pandemia, o Plano Ceibal ampliou sua capacidade de atendimento. E o Uruguai ofereceu a cada aluno acesso gratuito mensal de até 50 gigabytes.

    Vania Viera (Sem identificação): “República Oriental do Uruguai. Que nome tão longo para um país tão pequeno”.

    98% dos alunos usam a educação remota regularmente, incluindo jovens em áreas rurais.

    Vania Viera (Sem identificação): “Eu faço um trabalho misto. De duas a três vezes por semana dou aulas via Zoom, e coloco os deveres na plataforma, coordenados com o Zoom”.

    Os alunos se acostumaram a fazer lições à distância. Mas adultos e crianças sonham com a volta às aulas presenciais e em rever os amigos no parquinho.

    Veja também:

    O

    O que muitos não sabem sobre o autismo

    Escrito por DW

    Últimas Notícias

    1. Home
    2. noticias
    3. covid 19 uruguai da exemplo …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.