Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Crise hídrica: Governo de SP lança plano de contingência

Modelo prevê até rodízio de abastecimento em casos extremos

Redação, com informações da Agência SP

27/10/2025

Placeholder - loading - Crise hídrica: Governo de SP lança plano de contingência
Crise hídrica: Governo de SP lança plano de contingência

Diante da queda nos níveis dos reservatórios de água que abastecem a Região Metropolitana, o Governo de São Paulo anunciou um plano de contingência na última sexta-feira (24). O modelo estabelece sete faixas de criticidade e até o rodízio de fornecimento em casos extremos.

Nas faixas de 1 a 3, o foco é em prevenção, consumo racional de água e combate a perdas na distribuição. As faixas 1 e 2 estabelecem o Regime Diferenciado de Abastecimento (RDA) e a gestão de demanda noturna de 8 horas, respectivamente. A faixa 3, na qual São Paulo se encontra atualmente, prevê gestão de demanda noturna de 10 horas por dia e intensificação de campanhas de conscientização.

Já nas faixas 4, 5 e 6, os cenários são de contingência controlada, com períodos ampliados de redução da pressão na rede, por 12, 14 e 16 horas, respectivamente. Por fim, na faixa 7, o cenário mais grave inclui o rodízio de abastecimento entre regiões, com obrigação de fornecimento de caminhões-pipa para apoio a serviços essenciais. “O rodízio é uma medida de caráter excepcional e de impacto muito alto. Ele só será considerado quando todas as medidas anteriores se revelarem insuficientes para garantir a preservação dos reservatórios”, explicou o diretor-presidente da Arsesp, Thiago Mesquita Nunes.

Imagem: Governo de São Paulo

No último dia 26, a SP Águas declarou escassez hídrica na Bacia do Alto Tietê e na porção de competência estadual da bacia do Rio Piracicaba, que inclui o Sistema Cantareira. A agência determinou a suspensão temporária da emissão de novas outorgas de uso da água, exceto as consideradas prioritárias para consumo humano e de animais.

Desde o início deste mês, o Sistema Cantareira opera na Faixa de Restrição (Faixa 4), com redução da captação máxima pela Sabesp de 27 m³/s para 23 m³/s.

Nos sites da SP Águas e da Arsesp, qualquer consumidor pode acompanhar em tempo real a curva de contingência, que deve nortear as ações de resiliência hídrica.

Redação, com informações da Agência SP

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.